Congresso deixa de confirmar acordo e PF reavalia paralisação na Copa

Data: 11/06/14

O governo acendeu o sinal de alerta: o risco de uma greve da Polícia Federal (PF) voltou ao radar, a apenas um dia da abertura da Copa do Mundo. Após horas de muita tensão na sessão conjunta do Congresso Nacional, o reajuste de 15,8% autorizado pelo Planalto para agentes, escrivães e papiloscopistas acabou não sendo confirmado ontem pelos parlamentares, devido à obstrução das votações promovida pela oposição. Com isso, os servidores vão avaliar, ao longo do dia de hoje, se retomam ou não o calendário de paralisações e protestos em todo o país, por tempo indeterminado.

Os sindicalistas tendem a dar um crédito à bancada governista, mas “esse empenho terá de ser avaliado pela categoria”, ressaltou Luis Boudens, vice-presidente da Associação Nacional dos Policiais Federais (Ansef), ao Correio. A trégua havia sido obtida com o acerto de reajuste, que dependia da aprovação do Projeto de Lei 05/2014, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ele ressaltou que o estado de greve é “anterior ao acordo”.

Ontem foi considerado um dia estratégico pelos agentes da PF e visto como a última oportunidade antes da Copa para reunirdeputados e senadores. A partir desta quarta-feira, todos retornarão a seus estados para torcer pelo Brasil. “Tínhamos garantido que não haveria manifestação ou paralisação, antes, durante ou depois da Copa, desde que o governo cumprisse a parte dele. O compromisso é mútuo. Além disso, não haveria porque recuar agora. Até por que o dinheiro está no Orçamento”, disse Jones Leal, presidente da Federação Nacional da categoria (Fenapef).
 

Impacto


Nos cálculos da entidade, a correção salarial deve representar um impacto de R$ 376 milhões na folha de pagamento da União até janeiro, o que significa alta de 12% imediata — o restante será pago em janeiro. Segundo Leal, os policiais, todo o tempo, mantiveram a expectativa de que o governo encontraria outros mecanismos para fazer valer o acordo, mesmo que a situação dentro do Congresso ficasse paralisada — sem respostas até o próximo dia 5 de julho, prazo máximo para a aprovação de projetos em ano de eleição.

A esperança, no entanto, poderia ir pelo ralo porque a burocracia tem que ser seguida passo a passo. O Ministério do Planejamento, por exemplo, lavou as mãos. Questionado se haveria outro instrumento legal de que o governo pudesse lançar mão, caso o Congresso não destravasse a pauta, o órgão, por meio da assessoria de imprensa informou apenas que “o Planejamento não comenta pauta do Congresso”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ