Sindicato dos aeroviários suspende greve

Data: 12/06/14

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) obteve na 8ª Vara Federal liminar proibindo manifestações nas imediações e nos aeroportos. Com isso, o Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio de Janeiro (Simarj), que reúne trabalhadores em terra na cidade do Rio, decidiu interromper a greve que começou à 0h desta quinta-feira. Segundo a entidade, todos os trabalhadores já estão em seus postos.

A greve dos aeroviários não causou transtornos no aeroporto Internacional Tom Jobim e no Santos Dumont. Os terminais ficaram cheios por causa da quantidade de voos na manhã desta quinta-feira. Os passageiros enfrentam filas nos guichês.

Cerca de 20 sindicalistas chegaram a ir em passeata com carro de som até o Terminal 2 do Galeão, mas, ao serem informados da decisão da Justiça, interromperam a manifestação.

Por volta das 7h50m, houve uma paralisação no sistema de check-in da Gol, que deixou os passageiros apreensivos. Até as 8h30m, o sistema ficou fora do ar. Segundo a Gol, o problema aconteceu com a conexão de internet da Oi e o sistema de check-in foi redirecionado para o link secundário, que é da Embratel. A companhia afirma que o serviço no balcão já foi restabelecido.

CATEGORIA PEDE 12% DE AUMENTO

A paralisação dos aeroviários seria de 24h, segundo o Simarj, nos aeroportos Tom Jobim, Santos Dumont e Jacarepaguá. A entidade já estava atendendo a uma determinação da Justiça de pelo menos 80% dos trabalhadores permanecerem em atendimento. Também a pedido da Justiça, não foram realizados piquetes, segundo o vice-presidente do sindicato, José Andrade Cruz.

— A intenção não é prejudicar o usuário. Não queremos o usuário contra o nosso movimento, por isso estamos com a greve mais na parte operacional, interna, sem mexer no check-in — disse ele, antes da liminar da Anac.

A categoria reivindica o “Abono Copa”, já que há um aumento na carga de trabalho neste período, além de reajuste salarial real de 12% e a revisão dos valores dos benefícios da cesta básica e vale-refeição, entre outros itens. O sindicato patronal oferece apenas 5,6%, que corresponde à reposição da inflação de 2013. A paralisação se restringe ao Rio e não afeta os aeroportos em outros municípios.

O sindicato, ligado à Força Sindical, é o único que ainda não assinou a convenção coletiva com o Sindicato Nacional das Empresas de Transporte Aéreo (Snea), que representa companhias como TAM e Gol. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários, ligado à CUT, são 64 mil trabalhadores da categoria no Brasil e cerca de cinco mil no Rio. O Simarj representaria pouco mais da metade que os aeroviários no município.

— Com a Copa, a única coisa que nós ganhamos foi trabalho. Não abriremos mão do abono Copa, pois nosso trabalho aumentou. tentamos a negociação há 9 meses, mas todas as tentativas foram frustadas.

Os funcionários também reclamam dos vestiários que não possuem vasos sanitários, causando problemas e constrangimento aos trabalhadores. Uma nova reunião está prevista para segunda-feira, entre a categoria e o sindicato patronal no Tribunal Regional do Trabalho.

Após a audiência de conciliação que terminou sem acordo na tarde desta quarta-feira na Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TRT/RJ, a desembargadora do TRT/RJ Edith Maria Corrêa Tourinho concedeu a liminar determinando manutenção em atividade de pelo menos 80% do efetivo. Em caso de descumprimento, incidiria multa de R$ 50 mil contra o sindicato laboral, segundo informou o tribunal.

 

Aeroporto Internacional Tom Jobim vazio na madrugada desta quinta-feira - Fernando Quevedo / Agência O Globo

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ