Impedida de fazer greve, policiais federais planejam manifestações

Data: 13/06/14

Impedida pela Justiça de fazer greve, policiais federais planejam manifestações durante a Copa do Mundo. Vão protestar porque o reajuste de 15,8% autorizado pelo Palácio do Planalto para agentes, escrivães e papiloscopistas não foi aprovado pelo Congresso nesta semana.

 


Haverá hoje uma videoconferência na qual os representantes da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) vão discutir os próximos passos do movimento. A ideia é fazer na próxima semana assembleias regionais para discutir a melhor resposta.

 


Não está descartada a possibilidade de levar réplicas de elefantes gigantes para as "fan fests", festas promovidas pela Fifa durante o Mundial. A categoria está proibida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) de entrar em greve, e o STF (Supremo Tribunal Federal) sinalizou da mesma forma ao impedir que policiais civis parassem seus trabalhos.

 


"Somos federais, não descumprimos decisão judicial. Mas nos preocupa a forma como o governo tratou o tema dentro do Congresso. Não vimos empenho pesado", afirmou Luis Boudens, vice-presidente da Fenapef.

 


No início deste mês, representantes dos policiais federais haviam firmado um acordo com o governo para acabar com ameaças de greve que poderiam prejudicar a segurança. Apesar de o Ministério do Planejamento ter enviado ao Congresso a proposta de reajuste, deputados e senadores governistas não se empenharam, na avaliação dos policiais, em aprovar a proposta.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ