PF registra cerca de 250 processos entre aquisições e renovações de arma de fogo

Data: 07/07/14

De acordo com o balanço anual da Polícia Federal em Imperatriz, no ano passado foram dado entrada em cerca de 250 processos entre registros e renovações de armas de fogo. Para quem pensa que exista facilidade em adquirir uma arma se engana. Quem deseja possuir um artefato destes de maneira legalizada deve preencher uma série de requisitos. Segundo o agente federal Erwin Adriano o objetivo é dificultar a posse. “O intuito do governo mesmo é tornar mais difícil a aquisição”, argumenta.

O interessado além de declarar a real necessidade da posse, deve ter no mínimo 25 anos de idade e de acordo com o estatuto do desarmamento apresentar certidões negativas de antecedentes criminais e não estar respondendo a nenhum inquérito policial ou a processo criminal; documento comprobatório de trabalho lícito e de residência fixa; comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

Segundo o agente da polícia federal Walter Cruz, antes de comparecer a um posto de registro munido de tais documentos, deve se preencher um requerimento que estar disponível no site da PF.

Após este processo de comprovação o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), vai expedir em um prazo de 30 dias úteis, a recusa ou autorização de compra da arma. Com esta autorização o cidadão poderá comprar a arma em uma loja autorizada e requerer junto à polícia federal, o certificado de registro de arma de fogo (CRAF).

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ