Proposta regula uso de armas por policiais em serviço

Data: 07/07/14

O Projeto de Lei 6264/13, em análise na Câmara dos Deputados, permite a policiais em serviço utilizar revólveres de qualquer calibre e pistolas automáticas e semiautomáticas até o calibre 9mm. Pelo texto do deputado Carlos Souza (PSD-AM), no entanto, o uso das armas deve continuar a obedecer aos procedimentos internos de cada corporação.

Os policiais terão de realizar cursos de especialização no manejo do armamento respectivo antes de começar a utilizá-lo. Além disso, ficarão submetidos à reciclagem periódica para atualização e treinamento.

Souza argumenta que hoje é comum policiais utilizarem armas obsoletas nos combates a criminosos que portam armas de grosso calibre. “Faz-se, portanto, necessário dotar os agentes de segurança de melhores armamentos para que possam defender, com igualdade de condições, a sociedade de modo mais eficiente”, sustenta.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, foi encaminhado às comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ