Representação do Sindipol/DF leva MPT a investigar o DPF

Data: 07/07/14

Na última sexta-feira, 18, a Procuradoria Regional do Trabalho instaurou inquérito civil contra o Departamento de Polícia Federal para apurar denúncias de assédio moral, irregularidades no cumprimento da jornada de trabalho, perseguições a sindicalistas e aos servidores do Órgão.

A denúncia, encaminhada pelo Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – Sindipol/DF - relata situações que envolvem o ambiente organizacional no Departamento. Segundo o documento, as ocorrências vêm crescendo devido ao radicalismo nas relações de poder e hierarquia dentro do órgão, configurando violações a direitos coletivos.

Dentre as denúncias, o Sindipol/DF expõe o descumprimento da Portaria Interministerial nº 01 e 02, que estabelece os Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública. Elas exigem do DPF o acompanhamento psicológico dos policiais. A Portaria foi publicada em dezembro de 2010 e até hoje não foi implementada.

O Ministério Público do Trabalho entende que existe possível lesão coletiva, considerando, principalmente, o elevado número de suicídios na Instituição. Além disso, o Diretor-Geral da PF, Leandro Daiello, já foi intimado para prestar esclarecimentos a respeito das perseguições à sindicalistas e sindicalizados, .

O Departamento deverá se manifestar no prazo de trinta dias, devendo trazer elementos que esclareçam as denúncias.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ