Falta de quórum adia orçamento

Data: 10/07/14

A falta de quórum de parlamentares continua no Congresso Nacional, mesmo com o fim da participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Apenas oito deputados e dois senadores compareceram ontem à Comissão Mista de Orçamento (CMO), que pretendia votar o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015. Com o adiamento da reunião, os congressistas ficam sob o risco de não ter o recesso oficial nas duas últimas semanas de julho.

 

Desde o começo do Mundial, em 12 de junho, o Congresso vem trabalhando com esquema reduzido de sessões deliberativas. Sem a convocação para as votações em plenário, as comissões acabam esvaziadas. A reunião para votar o relatório preliminar do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao projeto da LDO para 2015 foi remarcada para a próxima terça-feira.

 

O presidente do colegiado, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), disse, porém, que considera "praticamente impossível" a votação do projeto da LDO na comissão e no plenário do Congresso na próxima semana. Ele explicou que, depois da aprovação do parecer preliminar, a CMO precisa abrir prazo de 10 dias para que deputados e senadores apresentem emendas individuais para integrar o anexo de metas e prioridades da proposta orçamentária de 2015. O presidente da comissão diz que a alternativa para garantir o recesso parlamentar é a votação do texto diretamente pelo plenário do Congresso, se houver um acordo. "Regimentalmente, não tem como votar. Agora, politicamente, podemos discutir", ponderou Devanir.


Seria a primeira votação da LDO diretamente pelo plenário sem o parecer da CMO. Para isso, o parlamentar terá de convencer os parlamentares a deixar de apresentar emendas ao texto na comissão. Além disso, será necessário quórum suficiente no Congresso, na próxima semana, para que seja aprovada a votação em plenário.

 

Sem testemunhas

 

O Conselho de Ética da Câmara também tinha reunião marcada ontem para ouvir as testemunhas de defesa do deputado André Vargas (sem partido-PR), que responde a processo de quebra de decoro por um susposto envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, acusado de um esquema de lavagem de dinheiro bilionário e detido na Operação Lava-Jato da Polícia Federal. No entanto, nenhum dos convocados compareceu. Uma nova tentativa de ouvi-los será na próxima terça-feira. As reuniões da CPI e da CPI mista que apuram irregularidades na Petrobras também foram adiadas para a semana que vem.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ