Votação da LDO 2015 só será retomada em agosto

Data: 16/07/14

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) só deverá votar o relatório preliminar do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015 no esforço concentrado a ser realizado na primeira semana de agosto.

Nesta terça-feira (15), novamente não houve quórum para deliberação na CMO. Sem a votação do relatório preliminar ao PLN 3/2014, fica suspenso o recesso do Congresso Nacional em julho, bem como o prazo para a apresentação de emendas.

O presidente da CMO, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), atribuiu a falta de quórum na comissão a uma “questão política”, sem entrar em detalhes. Ele disse apenas que o DEM é um dos partidos contrários à votação do projeto que contém as regras para elaboração da proposta orçamentária de 2015, a ser apresentada até 31 de agosto.

A LDO é uma lei anual que disciplina a elaboração do Orçamento da União, além de conter as metas fiscais a serem alcançadas pelo governo no exercício seguinte. No projeto em discussão no Congresso, o governo propõe salário mínimo de R$ 779,79 em 2015. O crescimento da economia é estimado em 3%, com inflação anual de 5%.

Além do relatório preliminar da LDO, aguarda votação na CMO o PLN 4/2014, que abre crédito especial de R$ 50,9 milhões em favor da Justiça Eleitoral e dos Ministérios das Minas e Energia e dos Transportes. O crédito destina-se, entre outros, ao pagamento de encargos referentes à contratação de operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para programa de gestão do transporte ferroviário.

Há também o PLN 5/2014, que altera a LDO de 2014 para viabilizar reajuste na remuneração dos cargos de escrivão, agente e papiloscopista da Polícia Federal. O reajuste, que consta da Medida Provisória 650/2014, é fruto de negociação para evitar uma greve da PF.

No último dia 2, Vital do Rêgo fez a leitura do relatório preliminar da LDO 2015, em que acolhe totalmente nove das 14 emendas apresentadas à proposta orçamentária. As emendas acolhidas definem como será feita a apresentação dos destaques ao relatório final.

Cada congressista poderá apresentar até três emendas individuais para integrar o Anexo de Metas e Prioridades da proposta orçamentária de 2015. As 15 ações de interesse nacional mais indicadas pelo conjunto dos parlamentares serão acolhidas na versão final da proposta.

Concluída a votação da LDO, o governo encaminha ao Congresso a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015, que terá como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ