Governo quer tornar permanentes os centros de segurança da Copa

Data: 17/07/14

O Ministério da Justiça quer doar os equipamentos dos centros integrados de segurança usados na Copa aos 12 Estados-sede e transformar em permanentes as estruturas onde, durante o Mundial, forças federais e estaduais operaram em conjunto.

A proposta será formalizada aos Estados nesta sexta-feira (18), durante encontro de secretários de Segurança em Salvador (BA).

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirma que a ideia é reforçar o controle nas fronteiras com outros países e nas divisas dos Estados por meio de ações permanentes e integradas das polícias estaduais, Federal, Rodoviária Federal e Forças Armadas.

"Uma coisa é todo mundo sentar para planejar, a outra é operar junto no dia a dia", diz Cardozo, explicando que os centros podem, por exemplo, reforçar operações em rodovias e buscar pistas de pouso clandestinas, além de intensificar o combate ao tráfico de drogas e de armas.

O governo federal investiu em cada um dos 12 centros
R$ 70 milhões em equipamentos. Cada cidade-sede providenciou a estrutura física, adaptando prédios ou construindo novos espaços. A ideia é doar o material comprado com verba federal aos governos estaduais, que assumiriam a manutenção.

São, em sua maioria, computadores, câmeras e equipamentos de comunicação.

No primeiro momento, os Estados que não tiveram jogos da Copa ficam sem essa estrutura integrada.

O ministro afirmou temer que, devido ao fim da Copa e ao início da campanha eleitoral, "a mesquinhez política" atrapalhe a proposta.

Mas, de acordo com Cardozo, a negociação para a doação começou há tempos.

O ministro nega que a ideia tenha sido discutida como proposta de campanha pela equipe da presidente Dilma Rousseff (PT), que tentará a reeleição em outubro.

Questionado se a medida não seria uma bandeira eleitoral da petista, ele afirmou: "Na campanha eleitoral, todos vão utilizar as propostas que acham corretas".

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ