Relator da LDO espera votar parecer preliminar no início de agosto

Data: 24/07/14

O relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 (LDO - PLN 3/14), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), espera votar o relatório preliminar ao texto no próximo esforço concentrado, previsto para a primeira semana de agosto. “Vamos esperar a volta [dos parlamentares] ou então o próximo esforço concentrado da Câmara e do Senado”, afirmou.

O relatório preliminar possui as regras para apresentação de emendas por parte de deputados, senadores e comissões da Câmara e do Senado. Só depois da aprovação desse parecer é que começa o prazo de apresentação das emendas, que serão analisadas pelo relator na confecção do relatório final. Esse texto terá de ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e no Plenário do Congresso Nacional.

Obstrução
Segundo Vital, a obstrução de parlamentares da oposição impediu a votação do texto antes de 17 de julho, como determina a Constituição. “Foi uma decisão da oposição que embargou a votação do meu relatório preliminar.” De acordo com a Carta Magna, a aprovação da LDO pelo Congresso é requisito para a interrupção dos trabalhos no meio do ano.

Já o presidente da CMO, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), negou que a recurso regimental da oposição tenha impedido o voto do parecer. Segundo ele, o impedimento veio de uma "questão conjuntural": a Copa do Mundo.

Mesmo sem recesso oficial, não houve sessões deliberativas (de votação) na Câmara nesta semana porque os deputados já estão envolvidos com as eleições gerais. A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 6 de julho. Para compensar, além de agosto, em setembro deve haver outra semana de esforço concentrado.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ