GT da Fenapef cobra implementação da carreira única e outras medidas para modernizar o DPF

Data: 31/07/14

Foi realizada hoje (31/07), a primeira reunião do GT (Grupo de Trabalho) formado por representantes dos cargos de Agentes, Escrivães, Papiloscopistas e Governo Federal (MJ, MPOG e DPF).

Foram apresentadas, pelos representantes dos servidores, propostas concretas que, se implementadas,  vão modernizar  a estrutura da Polícia Federal atual, adequando-a aos modelos de polícia dos países considerados desenvolvidos e que ostentam índices altos de resolução de crimes.

Os representantes do EPAs deixaram claro que o governo federal encontra-se em grande mora com a categoria, pois o processo de restruturação deveria ter terminado em março de 2012. Eles também cobraram a apresentação de uma proposta que contemple os seguintes itens:

    - Implementação do Relatório da Oficina do MPOG (2011) e da nova redação da L. 9266/96 (MP 650) no que se refere ao reconhecimento do grau de responsabilidade e complexidade dos Cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista.

    - Regulamentação das atribuições dos cargos

    - Unificação dos Cargos de APF e EPF conforme decidido no último CONAPEF

    - Efetivação, no DPF, do  Mandamento Constitucional (art. 144) da Carreira Única com ingresso pela base no primeiro patamar salarial.

 

A reunião foi considerada produtiva pelos presentes. Os representantes do Governo se comprometeram a avaliar as propostas apresentadas para dar continuidade aos trabalhos. O Coordenador do GT  Luiz Carlos Cavalcante fez um apelo para que o prazo não ultrapasse os primeiros 75 dias, pois poderia causar grande insatisfação na base de policiais federais representados pela Federação.

A próxima reunião está marcada para a semana que vem, no dia 07 de agosto, quando vão ser esmiuçadas questões técnicas que vão permitir a implementação  das propostas apresentadas.

Os representantes dos policiais ressaltaram os recentes documentos divulgados nacionalmente :

- Pesquisa da Senasp / FBSP realizada com 21000 policiais brasileiros

- Agenda Prioritária para a Segurança Pública elaborada pelos oito maiores institutos de pesquisa de segurança pública e violência das maiores universidades brasileiras encaminhado aos presidenciáveis

Tais documentos, em uníssono, deixam claro  a necessidade de mudanças estruturais nas polícias brasileiras. Uma das medidas seria a implementação da Carreira Única como forma de tentar reverter o nefasto quadro da segurança pública no Brasil.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ