'Legado' de segurança da Copa: despreparo do Estado com manifestações

Data: 04/08/14

São Paulo – Especialistas reunidos no 8º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública avaliaram que o "legado" da Copa do Mundo do Brasil no âmbito da segurança foi a exposição do despreparo do Estado brasileiro para lidar com as manifestações, atos que reivindicavam políticas públicas, mas que receberam dos governantes a falta de diálogo e a repressão.

 

Para Lucia Nader, da ONG Conectas Direitos Humanos, o balanço é de que “vários aspectos da democracia retrocederam no último ano, passando ou não pelo sistema legal de Justiça”. Repressão violenta de protestos, falta de investigações sobre abusos, buscas sem mandado e prisões sem provas são os principais pontos apontados pela Conectas como negativos.

 

No entendimento da Conectas, os policias na rua devem ser responsabilizados por excessos, mas é preciso lembrar que existe uma cadeia de comando, ou seja, é necessário verificar quem estabelece as ordens cumpridas na ruas.

 

Nesse sentido, a ONG pediu à Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, plea Lei de Acesso à Informação, o nome de quem deu a ordem para atuação da Polícia Militar no dia 13 de junho de 2013. Naquela noite, a PM reprimiu violentamente uma manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus na avenida Paulista, em que foram feridos manifestantes e jornalistas. “Após um ano, nunca recebemos resposta. Já recorremos e estamos judicializando a questão”, explicou.

 

Ela também contou que a ONG elaborou, em parceria com a Defensoria Pública, uma cartilha com seis recomendações pautadas na legislação brasileira e em condutas internacionais de atuação em protestos. No entanto, a SSP nunca retornou ao pedido de consideração das entidades.

 

Porém, para o jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) Bruno Paes Manso, a forma como a Polícia Militar agiu durante os protestos desde junho de 2013 em São Paulo, ora violentamente, ora omitindo-se, deixou “clara a falta de responsabilidade política do secretário e do governador, que não tinham qualquer comando sobre as forças policiais”.

 

Paes Manso reconstruiu a cronologia dos protestos e lembrou a surpresa que cada ato ia causando, tanto na polícia, quanto nos governos, quanto na imprensa. E que todos tiveram reações desproporcionais. A polícia reprimiu, depois omitiu-se, depois reprimiu. A imprensa pediu atitude firme da polícia, depois condenou as agressões e passou a tentar pautar os protestos. Os governos se colocaram firmemente contra a reivindicação, até o dia anterior à decisão de cancelar o reajuste da tarifa de ônibus que desencadeara os protestos.


O representante da Anistia Internacional, Atila Roque, considerou que a situação relatada deixa claro que o país ainda não superou a transição da ditadura para a democracia. “O Estado se mostrou muito despreparado para lidar com os protestos e o direito a liberdade de expressão. E deixou na ponta o policial para atuar muito descoberto, com uma doutrina que promove apenas uma ação de repressão e dispersão.”

 

Roque citou estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que demonstra esse despreparo, na visão dos próprios policiais. Segundo a pesquisa, 64% dos policiais admitiram não ter treinamento para lidar com protestos, 69% disseram ter agido como foi possível, pois não tinham recebido orientação clara do comando e só 10% afirmaram que agiram de forma correta.

 

O debate, no entanto, estava se desenvolvendo em uma linha muito clara de "segurança". Os debatedores pareciam ter cuidado com as expressões e com o equilíbrio das opiniões.

 

O clima pesado foi logo justificado quando o representante da Anistia expôs os dados e afirmou que a situação de violência não é nova, pois a polícia mata muito nas periferias. "Onde estão esses dados que indicam que a polícia mata nas periferias?", questionou um policial militar no meio da plateia. "Eu desconheço que polícia mate indiscriminadamente."


"São dados da Anistia que estão disponíveis no site e eu vou ter muito prazer em discuti-los com o senhor", respondeu Roque. O representante da Anistia ressaltou depois que os inquéritos e as prisões decorrentes do processo de manifestações, nos coloca em “um ambiente perigoso de relativização do Estado de Direito em nome do combate a manifestações violentas”. E, para Roque, boa parte dessa complacência é alimentada por parte da imprensa, que construiu uma narrativa legitimando qualquer ação contra "manifestantes violentos."

 

Outro ponto que chama a atenção do ativista da Anistia é o clima de vigilância que vem se estruturando no país. “Os centros de informação das Forças Armadas estão tendo sua atuação expandida. Está se querendo monitorar movimentos. Isso é muito perigoso”, comentou.

 

A mudança na forma de organização dos atos de rua são uma das principais questões para a pesquisadora da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e major da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Tânia Pinc. Ela ponderou que a proposta de horizontalidade e a ausência de lideranças fez desmoronar a base da atuação policial, que se dava na negociação com líderes, na obtenção de informações sobre quantidade de gente e nos objetivos de atos.

 

“Isso liquidou o planejamento. A polícia teve de se adaptar a um processo que ela não conhecia. O resultado disso foi o emprego desproporcional de policiais, tanto para cima quanto para baixo e o número elevado de detenções equivocadas e de uso excessivo da força”, explicou Tânia.

 

Para ela, o governo deve elaborar protocolos de atuação em manifestações e não se eximir do diálogo com a população. “Temos um governo civil que recorre a forças de segurança para conter manifestações políticas e não precisar dar respostas às demandas. E coloca a polícia para tratar dessas questões”, concluiu.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ