Pronto para votação na CCJ projeto que inclui papiloscopistas entre peritos oficiais

Data: 11/08/14

Está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), projeto que inclui os papiloscopistas entre os peritos oficiais (PLC 78/2014). A matéria altera o artigo 5º da Lei 12.030/2009, que atualmente classifica como peritos oficiais apenas os peritos criminais, médico-legistas e odontolegistas.

 

O autor do projeto, deputado Luciano Castro (PR-RR), afirma que a intenção é criar a figura do perito papiloscopista em substituição ao termo papiloscopista policial. Para o deputado, além do “status pessoal e funcional mais significativo” a ser atribuído a esses profissionais, a mudança “rearticula institucionalmente esse segmento de crucial importância no terreno das polícias periciais”.

 

A proposta recebeu parecer favorável da relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), para quem a Lei 12.030 falhou ao não incluir entre os peritos oficiais os peritos em papiloscopia, “dando margem a questionamentos dos laudos dessa que é uma das atividades periciais mais antigas no Brasil e no mundo, fundamental para a elucidação de crimes e identificação de vítimas”.

 

Lúcia Vânia ressalta ainda o papel dos papiloscopistas na investigação de casos como o furto milionário ao Banco Central no Ceará, em 2008, e o incêndio na Boate Kiss em Santa Maria (RS), no ano passado.

 

Em 2013, o Congresso aprovou projeto que classificava os papiloscopistas como peritos oficiais. No entanto, o PLS 244/2009, da ex-senadora Ideli Salvatti, foi vetado integralmente pela presidente Dilma Rousseff.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ