"Precisamos de políticas públicas na área de Segurança”

Data: 18/08/14

Foram 16 anos atuando como parlamentar: doze anos como deputado estadual e quatro como deputado federal pelo estado de São Paulo. Desta vez, Otoniel Lima (PRB) não será candidato à reeleição para o próximo mandato. Sem mencionar os motivos de não concorrer às próximas eleições, em suas páginas no Twitter e Facebook, o parlamentar afirmou que apesar disso, dará continuidade aos projetos relacionados a Segurança Pública brasileira.

 

“Tenho plena consciência que trabalhei arduamente para reestruturar a segurança pública nacional, votando e pautando Projetos de Leis, Propostas de Emendas Constitucionais e outras preposições importantes dentro da Câmara dos Deputados.  O aprendizado foi imensurável, e hoje posso afirmar que sou conhecedor dos problemas enfrentados em cada corporação; Polícia Militar, Civil, Federal, dos Guardas Municipais, dos Bombeiros, sem esquecer os Peritos Criminais e Papiloscopistas. Sei a importância do valoroso trabalho de todos, tenho orgulho do conhecimento adquirido e satisfação em ter contribuído com a causa”, disse nas redes sociais.

 

Em entrevista para o SINDPOLF/SP, Otoniel Lima faz uma avaliação de seu trabalho na Câmara Federal e fala de suas perspectivas.

 

SINDPOLF/SP - Deputado, o senhor não será candidato na próxima eleição. Já tem planos para o próximo ano, pretende continuar atuando politicamente?

 

Dep. Otoniel Lima: Continuarei trabalhando pela segurança pública, mas, não tenho nada de concreto ainda. Temos até dezembro para articular novas alianças.

 

SINDPOLF/SP - Um dos temas centrais de seu trabalho na Câmara dos Deputados foi a segurança pública. Como o senhor avalia esse trabalho?

 

Dep. Otoniel: Avalio positivamente. Na realidade trabalhei pela valorização dos servidores da segurança pública. O mais gratificante do meu trabalho, foi trazer a tona os temas obscuros da Polícia Federal, exemplo disso foi o 1º seminário da Frente Parlamentar de Apoio à Reestruturação da Polícia Federal, que discutiu o assédio moral, evasão e suicídio.

 

PEC 37 (1) APMP 

 

SINDPOLF/SP - O senhor foi o autor e defensor da Frente Parlamentar em Apoio à Reestruturação da Polícia Federal. O que representou esta Frente dentro da Câmara Federal?

 

 Dep. Otoniel: Ainda representa! A Frente Parlamentar abriu as portas para que os servidores da Polícia Federal pudessem ser ouvidos, discutimos fatores importantes, criamos Proposta de Emenda à Constituição (PEC 361/13). Sem contar que a Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef e sindicatos tiveram suas diretorias fortalecidas nesta Casa Legislativa.

 

 SINDPOLF/SP - Como fica a Frente Parlamentar na próxima legislatura?

 

 Dep. Otoniel: Na próxima legislatura os membros da Frente Parlamentar de Apoio à Reestruturação da Polícia Federal, solicitam uma nova eleição para a diretoria. Caso ninguém se manifeste a frente ficará parada, lembrando que a mesma não é arquivada. Desejo muito que ela continue movimentando temas importantes para a Polícia Federal.

 

SINDPOLF/SP - E por falar em Polícia Federal, como é sua relação com os servidores?

 

Dep. OtonieL:  (Risos) Melhor não poderia ser!  Todos os dias recebemos por e-mail e mensagens inbox no facebook, apoio, agradecimento, felicitações, sugestões e denúncias.  Mantenho sempre o contato direto com todos que nos procuram. Aprendi muito com essas mensagens . Só tenho a agradecer!

 

SINDPOLF/SP - Em algum momento o senhor se sentiu pressionado dentro da Câmara dos Deputados, em razão de defender a carreira e o trabalho dos policiais federais?

 

Dep. Otoniel: Quando defendemos uma bandeira, desagradamos algumas pessoas, vivemos uma democracia e luto pelo o que acredito ser certo. Tivemos alguns embates, desavenças, mas, nada me fez desistir de reestruturar a Polícia Federal.

 

SINDPOLF/SP - Deputado Otoniel, o senhor poderia falar um pouco sobre as PECs criadas em favor dos EPAS (Escrivães, Papiloscopistas e Agentes)?

 

foto (Sindpolf/SP) - Manifestação no Rio

foto (Sindpolf/SP) – Manifestação no Rio

 

Dep. Otoniel : Na Câmara dos Deputados tramita a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 361/2013, de minha autoria, a mesma cria uma carreira única na Polícia Federal.  Todos os EPAs, que me procuraram me solicitavam igualdade na PF, depois de muito estudo chegamos nesta PEC. Temos também a PEC 325/2009, que irá dar autonomia de trabalho aos peritos e papiloscopistas. No Senado temos a PEC 51/2013, PEC 73/2013.

 

SINDPOLF/SP - Pela sua experiência como policial, como reduzir a violência em nossas cidades?

 

Dep. Otoniel :  Acredito que se tivermos uma polícia bem paga, valorizada e bem equipada, já teremos um grande avanço contra a criminalidade. Semana passada li em um site que a “Ponte da Amizade é terra sem lei”. Pensei comigo, mas, claro que é: o posto da polícia federal na fronteira está degradante, os servidores são mínimos e o pior, não tem equipamentos. Como trabalhar desta forma? Mas, se a polícia que trabalha na fronteira tivesse equipamentos de ponta e pessoal, duvido que os crimes nas grandes cidades já não teriam diminuído. Precisamos de políticas públicas na área de segurança pública! Precisamos valorizar nossos homens e mulheres da segurança.

 

SINDPOLF/SP - O senhor foi premiado no Congresso em Foco como o deputado mais votado pela internet por seu trabalho em defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos e em defesa da Segurança pública. O que representou esta premiação em sua vida pessoal e política?

 

Dep. Otoniel :  Não há prêmio melhor para um político do que ser reconhecido pelo seu trabalho. Para mim e minha equipe será sempre gratificante. Ainda mais que os votos foram espontâneos. Sou grato aos EPAs e aos meus eleitores pela confiança e minha vitória!

 

SINDPOLF/SP - Deixe uma mensagem aos seus eleitores e aos policiais

 

Dep. Otoniel::  Primeiramente gostaria de agradecer todo o apoio que recebi. Quero que saibam que não vou desistir de reestruturar a PF e a segurança pública. Acredito que o Brasil merece ruas e cidades mais seguras.  Vamos lutar para que essa mudança comece por nós mesmos, depois nas urnas, pois, Unidos Somos Fortes!

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ