Justiça exige implantação de delegacia da PF em Tefé

Data: 22/08/14

A Justiça Federal determinou a implantação de uma delegacia de Polícia Federal (PF) no Município de Tefé (a 525 quilômetros de Manaus). A medida foi motivada por uma ação civil pública apresentada pelo Ministério Público Federal em novembro de 2013.

 

A sentença determina que a delegacia deve ter lotação mínima de um delegado, três escrivães, 15 agentes, um papiloscopista e dois agentes administrativos de nível médio, com atuação exclusiva nas atribuições da Polícia Federal no âmbito dos municípios de Alvarães, Carauari, Coari, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Maraã, Tapauá, Tefé e Uarini.

 

A decisão enfatiza que os policiais federais devem ser lotados em Tefé, conforme a quantidade especificada, sem prejuízo do efetivo atualmente lotado nas delegacias e postos avançados já instalados no Estado e na Superintendência da Polícia Federal no Amazonas.

 

A União tem prazo de um ano para atender à determinação judicial – contado a partir do trânsito em julgado da decisão, quando não há mais possibilidade de recurso – sob pena de multa diária de R$ 10 mil por dia de atraso.

 

Embora tenha acatado o pedido do MPF, o juiz fixou o número de delegados e servidores em quantitativo menor do que o pedido na ação. Em função disso, o Ministério Público Federal recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região para garantir a lotação mínima de dois delegados, 22 agentes, sete escrivães e um papiloscopista, além de servidores da área administrativa.

 

Atualmente, Tefé conta com um posto avançado da PF, situado no Centro da cidade. A partir de denúncia apresentada pela direção da Federação Nacional dos Policiais Federais em 2011, o MPF passou a investigar as condições de trabalho no local e constatou uma série de problemas em duas inspeções presenciais, realizadas em junho de 2012 e maio de 2013.

 

Na ação, o MPF fez comparações a partir de dados estatísticos enviados por unidades da PF em outros estados do Norte do País para demonstrar a defasagem existente na atual estrutura do órgão policial no Amazonas. De acordo com o levantamento, a Superintendência da PF no Amazonas tem o segundo maior acervo de inquéritos policiais em tramitação da região Norte, enquanto que em delegacias (duas, em Manaus e Tabatinga) se iguala aos estados de Roraima, Tocantins e do Amapá, que possuem população, área e volume de inquéritos bastante menores.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ