União é condenada a pagar indenização por atos abusivos de policiais federais

Data: 27/08/14

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 manteve, hoje (14/08), decisão de primeira instância que condenou a União ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$20 mil, a M.M.L., em razão da ação clandestina e desproporcional realizada por três agentes da Polícia Federal, nas dependências da Câmara Municipal de Caririaçu (CE), no dia 04/09/2002, em que restou comprovada violação ilegal à imagem da vítima.

 

“No caso em apreço, entendo presentes os requisitos necessários ao reconhecimento da responsabilidade estatal. O sentenciante apurou que o dano imaterial (moral) do qual foi vítima a autora da ação originou-se a partir da atuação arbitrária e abusiva de policiais federais (conduta estatal), ao empreenderem pseudo diligências com vistas à recuperação de aparelho celular de propriedade de um terceiro”, afirmou a relatora, desembargadora federal convocada Joana Carolina Lins Pereira.

 

ENTENDA O CASO – O agricultor D.P., residente em Caririaçu, procurou a sede da Rádio FM São Pedro, na segunda quinzena de agosto/2002, para entregar um aparelho celular que havia encontrado nas imediações do Parque de Vaquejada daquela localidade, onde teria ocorrido um evento. A diretora da Rádio FM M.M.L. autorizou a divulgação da ocorrência, com o objetivo de localizar o proprietário do aparelho celular.

 

No início do mês seguinte, uma pessoa, que se identificou como S.P., ligou para a Rádio FM informando que seria proprietária do aparelho celular e que estaria se dirigindo ao local para pagar recompensa e receber o aparelho eletrônico.

 

No dia 04/09, S.P. deu queixa na sede da Polícia Federal de Juazeiro do Norte (CE), sob a acusação de estar sendo vítima de extorsão. A estudante de Direito, acompanhada de uma colega e, valendo-se da condição de amiga de um dos agentes federais, reportou-se ao delegado da PF F.S.C., que determinou as prisões de D.P. e M.L..

 

D.P. foi preso, em sua residência, por três agentes da Polícia Federal, que em seguida se dirigiram à Camara Municipal de Caririaçu e lá interromperam uma reunião da qual participavam a diretora da Rádio FM São Pedro e secretária de Saúde do Município de Caririaçu M.L., alguns vereadores daquela municipalidade, agentes de saúde e representantes das Rádios Tempo FM e Verde Vale FM, ambas de Juazeiro do Norte, oportunidade em que tiveram acesso ao aparelho celular.

 

M.L. se dirigiu à sede da Polícia Federal de Juazeiro do Norte, foi recebida pelo delegado da PF J.V.D., pediu que os fatos fossem investigados e tomadas as devidas providências. Diante da falta de respostas da Polícia Federal, M.L. ajuizou ação judicial com pedido de indenização, em 23/11/2005, processo esse que chegou ao TRF5 em fevereiro de 2014. O Juízo da 16ª Vara Federal (CE) condenou a União ao pagamento de indenização à autora por danos morais no valor de R$ 20 mil. Cabe ação regressiva (ressarcimento) da União contra os agentes infratores.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ