AGE discute futuro da MP 650 e doenças psicoemocionais na PF

Data: 04/09/14

                                              

 

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) ocorrida entre os dias 02 e 03/09 teve como foco a viabilização da aprovação da MPV 650 na Comissão Mista, que ocorreu no dia de ontem (02). Hoje (03) foram discutidos os desdobramentos e o trâmite da referida medida provisória na reunião do Conselho de Representantes na AGE. A reunião ocorreu no auditório do Sindicato dos Policiais Federais do DF (SINDIPOL-DF).

 

Dentre outros assuntos, foram discutidos os reflexos da aprovação da medida provisória, as discussões que precederam a votação na Comissão Mista da MPV 650 e a importantíssima participação dos colegas durante a sessão.

 

Leonardo Borges, integrante do Grupo de Trabalho que está discutindo a reestruturação da carreira de agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal (EPA’s), compareceu na AGE e apresentou um breve relato acerca dos trabalhos do grupo junto ao MPOG, além de ter prestado esclarecimentos para as dúvidas que surgiram.

 

O Vice-Presidente da FENAPEF, Luís Antônio de Araújo Boudens, relatou para o Conselho de Representantes possível data em que poderia ser votada a MPV 650 nessa sessão legislativa e o resultado de reuniões para tratar do tema.

 

A emenda dos EPA’s da PCDF na Medida Provisória (MP) 650 foi apresentada na AGE da FENAPEF pelo sindicalizado e presidente licenciado do SINDIPOL/DF, Flávio Werneck.  Ele ressaltou que, exclusivamente no que diz respeito ao nível superior, deve ter o apoio firmado, seja por não ter prejuízo ao regular andamento da MP, seja por ser um pleito justo e anseio daquela categoria, que recentemente posicionou-se favoravelmente aos pleitos dos Policiais Federais.

 

Adoecimento na PF

 

A questão de assistência biopsicossocial para os servidores que se encontram com problemas psicológicos/psiquiátricos também entrou na pauta.  O Presidente da FENAPEF, Jones Borges Leal, citou exemplos de atendimentos dados por alguns sindicatos e ouviu relatos de experiências, dificuldades e também das parcerias com profissionais de Psicologia já realizadas por alguns sindicatos. A cobrança de apoio e da responsabilidade do DPF para com os policiais com estes problemas não foi deixada de lado.

 

Os diretores também gostaram e analisarão proposta do Vice-Presidente do Sindicato do Rio Grande do Norte, Fernando Araújo, em criar outro Grupo de Trabalho com foco nas questões de doenças psicológicas/psiquiátricas e um trabalho preventivo.

 

JURÍDICO FENAPEF

 

Questões relacionadas à Diretoria Jurídica da Federação também fizeram parte da AGE. O Diretor Jurídico, Adair Ferreira, informou a respeito das ações movidas pela FENAPEF, tratou dos contratos com os escritórios que prestam assessoria à Federação e esclareceu a todas as dúvidas que surgiram na oportunidade. 

 

Foi proposta pelos advogados da FENAPEF uma rotina de reuniões trimestrais com advogados de todos os sindicatos, para melhor alinhamento de teses e estratégias jurídicas, com o escopo de trazer maior efetividade na representação jurídica dos EPA’s.

 

O Presidente Leal, ressaltou também, que o advogado Bruno Reis é o atual Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB Federal, e que serão criadas Comissões de Dir. Sindical das OAB’s em todos os estados.

 

Desta forma, foi sugerido que o Dr. Bruno indique um advogado de cada Sindicato estadual para esta Comissão no respectivo estado, fomentando assim a participação dos advogados dos Sindicatos da Polícia Federal junto à Ordem dos Advogados do Brasil por toda a Federação.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ