Mais vigilantes do que policiais nas ruas do Distrito Federal

Data: 09/09/14

A criminalidade acende  o sinal de alerta da população e faz  com que o mercado de segurança privada cresça todos os anos. No Distrito Federal, já são 62 empresas de vigilância regulares, sete academias de formação e   23 mil pessoas que exercem a profissão. A quantidade de profissionais de vigilância privada é 52%  maior do que o efetivo da Polícia Militar brasiliense, que conta com 15,1 mil  profissionais.

O estudo anual de segurança privada elaborado pela Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) revela que, em 2013, o setor sofreu o aumento de 4,8% de empresas no Brasil. Se em 2012 eram 2.282 legalizadas, no ano passado esse número saltou para 2.392. Em nove anos houve um crescimento de 68%. Só na região Centro-Oeste são 239 empresas, representando 10,5% de todas as brasileiras. 

Fora do mercado


O número de vigilantes, consequentemente, aumentou. O crescimento  é de 38,3% com relação a 2012. De acordo com o Sindicato dos Vigilantes  (Sindesv-DF), há 105 mil profissionais regularizados, embora apenas 21,9% estejam empregados. Em 2010, o número não passava dos 14 mil.

“Por ano, a estimativa é de que mais de mil profissionais integrem o quadro da segurança privada da capital”, revela Isabel Donas, superintendente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada  (Sindesp-DF).

O vigilante Breno Eleazar,   32 anos, trabalha há seis anos  em uma embaixada. Além disso, é supervisor de uma academia de formação  e explica que a capacitação   é bastante rigorosa e inclui conhecimento de legislação e avaliação psicológica. É obrigatória ainda uma  reciclagem a cada dois anos. “Um profissional sem essa formação pode representar um risco”, alerta.

Ele diz receber duas turmas de 40 a 60 alunos por mês.  “O vigilante não é um policial”, destaca Breno, acrescentando que só é permitido atuar em perímetros   estabelecidos por contrato. “Se um bandido pula o muro, eu posso abordar. Se ocorre fora dos portões, não posso sair do meu posto e ir até lá. Isso é ação para a polícia. Posso responder criminalmente por isso”. Além disso, todos os recursos devem ser utilizados antes de sacar a arma.
Trabalho dentro da legalidade

Há 12 anos na vigilância do Parque da Cidade, Álvaro da Silva,   46 anos, garante que a melhor forma de trabalhar é regularizado. “Não dá para ficar de forma clandestina. Existem recursos e ensinamentos que só quem possui formação tem. É muito importante”, diz.
 
Chefe dos cerca de 60 profissionais que trabalham no local, Álvaro faz ronda em todo o parque e afirma que o local “é seguro, mas demanda cuidados como em todos os lugares. Temos problemas de furto e com moradores de rua, por exemplo”.
 
 Gabriel Silva, 36 anos, exerce a profissão há 13 anos. Em uma agência bancária, precisa lidar  com o estresse de quem precisa resolver problemas ali. “As pessoas já chegam alteradas, nervosas. Se eu os receber da mesma forma, é conflito certo”, confessa. “Por isso, é importante ter formação porque temos acompanhamento psicológico a cada dois anos na reciclagem, o que ajuda a ter calma e discernimento”. 
 
Gabriel, hoje, pode trabalhar em qualquer segmento da segurança privada, pois concluiu todas as extensões disponíveis. Ele entende que “a exigência é de 4ª série, mas é importante investir na formação”.
 
 “Raposa no galinheiro”


“Contratar uma empresa ilegal ou um profissional não habilitado é fazer a raposa tomar conta do galinheiro”, alerta  Odair Conceição, vice-presidente da Fenavist. A estimativa é que existam um milhão e meio de pessoas que fazem segurança clandestina no Brasil, embora, de acordo com a Lei 7.102/83, apenas empresas que possuam autorização da Polícia Federal possam prestar serviços de segurança privada em solo brasileiro. O contrato de segurança privada deve ser feito por meio de empresa terceirizada, que deve contratar  vigilantes  em dia com a formação.
 
O presidente do  Sindicato das Empresas de Segurança Privada  (Sindesp-DF), Patrocínio Neto, explica que o contratante deve se certificar que a empresa é autorizada pela Polícia Federal e pelo Ministério da Justiça: “Se essa empresa, que deve ser terceirizada, estiver autorizada, só poderá ter em seu quadro vigilantes que passam e são aprovados pelas academias que também tem o aval dos órgãos”.
 
Tanto as empresas quanto as escolas devem ter o aval de funcionamento, lembra o vigia Breno Eleazar: “É preciso checar se a empresa é regularizada e, quando for contratar os vigilantes,  é preciso saber os cursos que deve ser habilitado. Hoje,   órgãos federais, por exemplo, exigem que tenha habilitação do uso de armas não letais”.
 
Problema é maior
 
Patrocínio Neto, por sua vez, revela que existe  mais clandestinidade do que é possível estimar. “Às vezes o empregador contrata diretamente um vigia sem a exigência de um curso de formação e corre o risco de sofrer uma autuação da PF. Além de irregular, ainda existe a questão de inabilitação. Um vigia  autorizado é habilitado a portar e usar uma arma para garantir a segurança do estabelecimento. Uma pessoa comum, se fizer isso, está cometendo um crime”. 
 
“Existe clandestinidade e entendemos que isso é agravado pelo entendimento os tribunais superiores de que a segurança privada é uma faculdade do contratante, pelo menos no que diz respeito à vigilância desarmada”, revela Vinícius Saraiva de Oliveira, chefe da  Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp) da Superintendência Regional da Polícia Federal no DF.
 
Clientes têm opiniões distintas
 
Se a grande quantidade de seguranças privados denota  preocupação por parte dos comerciantes e empresários, nem sempre o cliente compartilha desse pensamento.
 
O servidor público Eduardo Santana, de 44 anos, faz passeios com o filho Gabriel Santana, de 12, e diz não se sentir mais seguro ao saber que determinado local goza de proteção particular. “Não vejo diferença alguma, porque, na prática, eles não podem fazer nada”, opina o pai.
 
“O que resolve mesmo é polícia nas ruas. Mas imagino que os locais contratem segurança para mostrar ao cliente que existe essa preocupação”, afirma.
 
O também servidor público Vinícius Caran, de 37 anos, discorda. Ele diz se sentir melhor, principalmente por sua esposa Cristiane Caran, de 38 anos, sua filha Andressa, de 14, e as  amigas da menina, Rafaela, Beatriz e Talita, com a mesma idade, ao saber da iniciativa do estabelecimento de ter guarda privada. “As empresas já obtém lucro com o nosso lazer e devem ter esse comprometimento com o público”, defende.
 
 
 O advogado Marcos Vinívius de Araújo, de 28 anos, tem a mesma crença , e garante: “Segurança ‘em excesso  não faz mal”.
 
“É mais confortável saber que há uma segurança privada. Prefiro ir a locais que têm do que a outros sem esse serviço, até porque a polícia não faz esse tipo de trabalho”, acredita o rapaz, que gosta de passear acompanhado da namorada, Stephanie Pacheco, bancária de 24 anos.
 
Qualificação pode fazer a diferença
 
O advogado Marcos Vinícius acredita  ser necessário verificação, por parte dos empregadores, da capacitação destes profissionais e da idoneidade das empresas contratadas.
 
“Eu sei que os lugares que oferecem esse serviço precisam ser certificadas pela Polícia Federal. Então é melhor que tudo seja conferido. Alguns  têm armas, né?!”, ressalva o advogado.

Papel importante

No Shopping Pier 21, os seguranças particulares já ajudaram em situações conturbadas. Em fevereiro deste ano, o professor Lucas Xavier foi agredido por cinco rapazes no banheiro do local e os profissionais ajudaram com primeiros socorros e prestando depoimento na delegacia.
 
Em março de 2013, uma mulher de 25 anos, funcionária de uma loja do Terraço Shopping, foi morta a facadas pelo ex-marido. Os seguranças do local imobilizaram o criminoso enquanto ele tentava fugir.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ