Congresso adere à campanha de prevenção ao suicídio e recebe iluminação amarela

Data: 10/09/14

Todos os anos, cerca de 12 mil pessoas se suicidam no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma campanha nacional em defesa da vida, idealizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), vai deixar iluminadas de amarelo as fachadas de prédios públicos em todo o país, inclusive o Palácio do Congresso.

A campanha marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro, e tem como objetivo desfazer o tabu e ajudar médicos a identificar, tratar e instruir pacientes. Para isso, serão lançadas, em outubro, publicações com informações sobre o perfil de potenciais suicidas, quadros que podem levar ao suicídio e onde buscar orientação.

Além da iluminação amarela, os organizadores da campanha sugerem que sejam colocados balões amarelos em janelas, portas e portarias de prédios comerciais e residenciais.

Dados alarmantes

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. Para a ABP e o CFM, falta uma política de atenção, com infraestrutura e recursos humanos suficientes para ajudar quem sobre com stress, depressão e esquizofrenia, transtornos que podem, entre outros, levar ao suicídio.

No Brasil, segundo a OMS, houve um crescimento de 10,4% no número de suicídios entre 2000 e 2012.  A alta é de 17,8% entre mulheres e de 8,2% entre os homens. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.

Com informações do CFM

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ