Federação solicita implantação de programa de atendimento biopsicossocial para policiais federais

Data: 10/09/14

                              

Na última terça-feira, 02, a Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, encaminhou ofício ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reiterando os diversos documentos já enviados, a respeito da grave crise enfrentada no Departamento de Polícia Federal – DPF, principalmente no que diz respeito aos inúmeros casos envolvendo questões psicológicas.

 

O documento relembra ao ministro que a Portaria Interministerial nº 02/2010, que estabelece as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública, não vem sendo cumprida desde a sua publicação. Ela obriga ao Órgão a desenvolver programas de prevenção ao suicídio, disponibilizando atendimento psiquiátrico, núcleos terapêuticos de apoio e divulgação de informações sobre o assunto.

 

Segundo o presidente da Fenapef, Jones Leal, o descumprimento dessa portaria vem demonstrando o descaso do Ministério da Justiça e do Departamento de Polícia Federal em relação à saúde dos servidores. “O Órgão está doente. Existem diversos servidores afastados das atividades por problemas ligados à saúde mental, sem o devido acompanhamento”, denuncia.

Além disso, a Diretoria da Fenapef sugeriu ao Ministério do Planejamento que fosse colocado no Termo de Acordo 01/2014, assinado no início do ano, a criação de um programa de atendimento biopsicossocial dos servidores do Departamento.

Em resposta ao ofício, Cardozo justificou com a “carência de profissionais qualificados para a área”, a falta da implantação de programas destinados ao atendimento biopsicossocial dentro do Departamento.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

 

Hoje, 10, marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Os profissionais de segurança pública estão expostos as mais diversas situações de estresse. Dentro da Polícia Federal além do cotidiano, são submetidos ao constante assédio moral, perseguições e brigas internas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ