Redução de homicídios e presos deve ser prioridade na área de segurança

Data: 11/09/14

O crescimento da violência e da sensação de insegurança por parte da população impõe ao país vários desafios na área de segurança pública, entre eles, a redução do número de homicídios que, desde 2008, ultrapassam os 50 mil por ano. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, o número de pessoas assassinadas chegou a 56,3 mil. Mais da metade das vítimas de homicídio no país (53%) têm entre 15 e 29 anos.

“Precisamos de uma política nacional de enfrentamento da violência. Cada estado tem uma política diferente. A violência virou problema nacional. Antigamente, as regiões eram restritas a algumas poucas regiões metropolitanas, como Rio, São Paulo e Recife. Na virada do século, a violência se espalhou para o interior dos estados e para outras regiões”, afirma o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, organizador do Mapa da Violência, divulgado anualmente com informações sobre crimes violentos em todo o país.

A criação de um plano nacional de redução de homicídios é uma das propostas do documento Agenda Prioritária de Segurança Pública, produzido por organizações não governamentais e especialistas em segurança de vários estados.

“A gente tem uma dificuldade imensa de esclarecer esses crimes. A média é de que apenas 8% dos homicídios são esclarecidos. É preciso que esse plano estimule a investigação de homicídios, que seja uma prioridade nos estados com o incentivo à criação de departamentos especializados nesse tipo de crime e estímulo às perícias criminais”, afirma Carolina Ricardo, analista do Instituto Sou da Paz.

Segundo ela, um dos primeiros passos para lidar com a queda dos homicídios é definir melhor as responsabilidades de cada ente federativo. “Hoje isso ainda é muito difuso. A gente sabe apenas que os estados controlam as polícias Civil e Militar. Mas é preciso definir as responsabilidades do governo federal, montar um bom plano nacional, estabelecer como parte da responsabilidade federal a formação de gestores policiais e disseminar informação padronizada de qualidade. Sem informação não se faz política de segurança”, disse Carolina.

A especialista explica que é preciso construir um banco de dados nacional com informações referentes às armas em circulação e aos crimes cometidos em todos os estados, que integre todos atores das áreas de justiça e segurança. Segundo ela, também é preciso ter uma política de controle de armas e reformular o Fundo Nacional de Segurança Pública, que preveja repasses periódicos anuais e cujo financiamento obedeça a critérios objetivos.

“A violência não é inevitável. Não é um fenômeno natural. Programas pró-ativos que impliquem a proteção da cidadania, prevenção à violência e também repressão à violência quando ela acontece. Mas o que vemos hoje é basicamente a repressão à violência depois que ela já aconteceu”, afirma Waiselfisz.

Outro ponto da Agenda Prioritária é a reforma do modelo policial existente hoje no Brasil, em que há duas polícias estaduais, uma civil (responsável pela investigação e cumprimento de mandados judiciais) e outra militar (responsável pelo policiamento ostensivo).

O sistema prisional é outro desafio do próximo governante. Segundo os últimos dados disponíveis do Ministério da Justiça, havia, em dezembro de 2012, 548 mil detentos em presídios e cadeias públicas de todo o Brasil. Além do número elevado de pessoas encarceradas, muitas unidades prisionais apresentam problemas como superlotação, estrutura física inadequada e falta de políticas de reinserção dos presos.

Esses problemas acabam gerando situações extremas, como chacinas e rebeliões com vítimas, como as vistas recentemente em Pedrinhas, no Maranhão.

Para Carolina Ricardo, uma das ações que poderiam ser adotadas é a redução do número de encarceramentos por meio da priorização de penas alternativas para crimes de menor potencial ofensivo.

“O governo federal é uma importante fonte de financiamento da política penitenciária. Grande parte dos estados brasileiros dependem desses recursos. O [próximo] presidente precisa dizer que não vai mais tolerar que o Brasil encarcere essa quantidade de pessoas sem nenhum resultado efetivo para a sociedade. Quando a gente vê o orçamento de 2013, do Fundo Penitenciário Nacional, 95% foram gastos com criação de vagas [em presídios]. Só 5% foram destinados a alternativas à prisão. É preciso mudar o foco”, disse.

Para a juíza aposentada Maria Lucia Karam, da Leap Brasil, grupo de policiais, promotores e juízes defensores da legalização das drogas, uma parte importante dos detentos é encarcerada por crimes relativos a drogas ilícitas. Além disso, um grande número dos homicídios está relacionado a drogas. Para ela, é fundamental que o próximo governante lide com a mudança na legislação antidrogas do país. “Sem isso, qualquer medida para reduzir a violência será mero paliativo”, disse.

Maria Lucia defende a legalização das drogas e outras medidas como a mudança na legislação para deixar mais claro quem é usuário de drogas (portanto que não pode ser preso) e quem é traficante (portanto, é passível a prisão), a redução do encarceramento de pequenos traficantes e o investimento em políticas de prevenção.

Segundo a Constituição Federal, a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada da União com os entes federativos. A União é responsável pelas polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, enquanto os estados respondem pelas polícias Civil e Militar, e também pelo Corpo de Bombeiros. As prefeituras podem criar suas guardas municipais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ