UnB promove jornada para discutir prevenção do suicídio

Data: 11/09/14

O Instituto Ciências Biológicas da Universidade de Brasília recebe nesta quinta-feira (11) a III Jornada de prevenção do suicídio. A atividade terá início às 8h30, no auditório. Os participantes vão debater a prevenção com base nas experiências práticas da rede pública de saúde do Distrito Federal.

Nesta quarta, o GDF lançou um plano para enfrentar o problema e se tornou a primeira unidade da federação a adotar uma iniciativa semenlhante. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o suicídio é a terceira causa de morte no mundo entre pessoas na faixa etária de 15 a 34 anos, e as tentativas representam a sexta causa de incapacidade funcional permanente.

“O último relatório da OMS sobre o suicídio figura o suicídio no Brasil  como um problema notável por ser o quarto país latino-americano com o maior crescimento no número de suicídios entre 2000 e 2012  e o oitavo país que mais contribui para o número de suicídios no mundo”, diz o coordenador do Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio do Instituto de Psicologia da UnB, Marcelo Tavares.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a maior parte das vítimas é solteira, tem entre 20 e 49 anos e mais de quatro anos de estudos. Cerca de 90% apresentavam algum transtorno mental, como depressão.

Os homens são maioria e recorrem ao suicídio três vezes mais que as mulheres. A média do DF de 4,5 casos por milhão de habitantes em 2013, abaixo da média nacional de 5,8. A maior incidência dos suicídios nos últimos três anos concentrou-se em Brazlândia e Águas Claras.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ