SSDPF/RJ na campanha nacional de mobilização pela MP 650

Data: 18/09/14

O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro prossegue firme na luta pela aprovação da Medida Provisória 650/2014, que reconhece as atividades de nível superior dos escrivães, papiloscopistas e agentes (os EPAs), possibilitando a reestruturação da carreira de policial federal e o reajuste salarial para a categoria. Abraçada pelo SSDPF/RJ, a campanha nacional de mobilização de deputados federais pela votação na MP 650 (que deveria ter ocorrido em 3 de setembro, mas foi adiada para os próximos dias 7 e 8 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília) conta também com a participação de associados da ativa e aposentados, que vêm interagindo e já conseguiram apoio de diversos parlamentares.

O primeiro deputado federal a declarar apoio aos EPAS foi Otávio Leite (PSDB), por meio do APF Hermínio Leite, da Comissão de Mobilização. “Além do voto na MP, o deputado se comprometeu a atuar junto aos demais parlamentares de seu partido para que a Medida seja votada e não caduque”, comemora Leite, que teve na missão o apoio do APF Nogueira. Nas intermediações, o APF aposentado Gilberto Costa, ex-dirigente do SSDPF/RJ, obteve o apoio do federal Eduardo Cunha (líder do PMDB na Câmara dos Deputados), contactado pelo deputado estadual Domingos Brazão, líder do partido na Alerj. Este apoio chegou na última segunda-feira, 15, durante a caminhada do governador Luiz Fernando Pezão em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio.

Em outras intermediações, o APF Mello recebeu apoio de Jandira Feghali (PC do B); e Vaz de Mello (presidente em exercício do Sindicato do Rio) com o também APF Nelson, o do deputado federal Júlio Lopes (PP). No trabalho feito na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), os APFs Paulo Leirinha e Washington fecharam com a deputada estadual Cidinha Campos (PDT) o reforço com parlamentares do partido.

- Vamos intensificar a mobilização em busca de sensibilizarmos os parlamentares sobre a importância da MP 650 não só para os EPAs, mas para a PF e até para a sociedade como um todo, que terá policiais mais bem preparados, prontos para proporcionar segurança pública com qualidade – ressalta André Vaz de Mello, presidente em exercício.

Histórico - A MP 650 seguiu para o Plenário da Câmara em regime de urgência, pois passou a trancar a pauta de votações. Com o calendário apertado, os EPAs aceleram as ações de sensibilização de parlamentares. Apresentado em 2 de setembro pelo senador José Pimentel (CE), o relatório manteve a MP com texto original, sendo aprovado sem emendas e por unanimidade pela Comissão Mista do Congresso Nacional. Depois da Câmara, tem ainda o Senado Federal, e caso as duas Casas aprovem o texto sem modificações, a MP 650 será promulgada pela Presidência do Congresso. Se aprovada com modificações, a matéria será submetida à Presidência da República para sanção ou veto. Vaz de Mello lembra que o calendário apertado exige mais mobilização. “Precisamos de apoio para aprovar a MP 650, e temos que agir rápido para que o prazo não expire”, alerta o sindicalista.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                        

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ