Novo Diretor-Geral: FENAPEF convoca servidores para participar de processo de escolha

Data: 20/09/14

Anunciada nos bastidores a proximidade da saída do Diretor-Geral Leandro Daiello, um assunto de grande importância ganhou amplitude nas discussões internas do Departamento de Polícia Federal. É de grande expectativa a possibilidade de a escolha do novo Diretor-Geral ser feita pelos próprios policiais federais, hoje cerca de 11 mil (onze mil) na ativa.

Algumas entidades de servidores da Polícia Federal já divulgam na mídia iniciativas que sugerem nomes - em trios - para ocupar a função maior do Departamento (vide link abaixo)

 

Polícia Federal quer escolher o próprio comando - Estado de Minas

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/09/18/interna_politica,570164/policia-federal-quer-escolher-o-proprio-comando.shtml

 

Embora ainda não haja qualquer previsão legal que ofereça validade material ou formal a tais iniciativas, trata-se de lícito processo democrático de contribuir, por óbvio na forma de sugestão, com nomes de candidatos que apresentem currículo suficiente para assumir tão importante posto de comando.

 

A Federação Nacional dos Policiais Federais, que representa diretamente aproximadamente 15 mil servidores, o que perfaz mais de 85% dos servidores da Polícia Federal, entre ativos e inativos, não poderia se isentar de realizar seu papel em um processo tão importante, que pode definir os rumos do Departamento de Polícia Federal do futuro, tanto como órgão da Administração Pública quanto de Segurança Pública.

 

A possibilidade de aplicação da democracia na escolha do Diretor-Geral traz certo encantamento a todos os policiais federais do País, justamente por ser tal função a de comandante geral da instituição e representante político dos interesses de todos os cargos da Polícia Federal.

 

Assim, a Diretoria da FENAPEF decidiu promover um grande debate nacional acerca dos nomes que poderiam inicialmente compor uma lista tríplice, que depois será encaminhada para a Presidência da República e Ministério da Justiça. Como fazemos parte de uma instituição pública, que vive sob a égide da carta constitucional e do Direito positivado, não há sentido em se reduzir o espectro dos candidatos com base em cargo ou função ocupada, nem mesmo restringir a escolha apenas aos integrantes do quadro de servidores da Polícia Federal, pois não há delimitação legal que pela qual se presuma ser esta função específica de atuação de um ou outro cargo ou sequer do quadro interno de servidores.

 

Sendo a maior entidade representativa da Polícia Federal, que congrega os 27 sindicatos do Brasil, a FENAPEF se apresenta para ajudar nesse importante processo e convida todos os servidores, sindicalizados ou não, a participar da escolha do novo Diretor-Geral, através do encaminhamento de sugestões com listas tríplices de nomes de candidatos aptos a ocupar a Direção-Geral, conforme modelo abaixo, para o email: [email protected].

 

Nome completo:

Cargo:

Lotação:

Email:

 

EM QUEM VOCÊ VOTA PARA DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL?

01 -

02-

03-

 

A consulta também será feita em forma de enquete nas redes sociais, em grupos de usuários da rede de maior alcance dos servidores policiais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ