Vital protocola projeto de lei que dá a CPIs acesso a delação premiada

Data: 29/09/14

Judiciário e Ministério Público negaram à CPI acesso à delação de Costa.
Proposta prevê que comissões adotem medidas para garantir sigilo.

Dois dias após a recusa do Supremo Tribunal Federal (STF) em compartilhar os depoimentos prestados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o  presidente da CPI mista que apura denúncias de irregularidades na Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), protocolou nesta sexta-feira (26) um projeto que modifica a Lei das Organizações Criminosas a fim de garantir o acesso a delações premiadas por comissões parlamentares de inquérito.
 
A delação premiada é um acordo firmado com o Ministério Público e a Polícia Federal pelo qual o réu ou suspeito de cometer crimes se compromete a colaborar com as investigações e denunciar os integrantes da organização criminosa em troca de benefícios, como redução da pena. Essa colaboração está prevista na lei 12.805, de 5 de agosto de 2013.

O projeto do senador - que precisa de aprovaçã no Senado e na Câmara até virar lei -, prevê que, uma vez homologado o acordo de delação, informações sigilosas prestadas pelo denunciante poderão ser compartilhadas com CPIs. Os colegiados, por sua vez, devem “adotar medidas necessárias à garantia do sigilo das informações”, segundo o projeto.

As comissões de inquérito já têm garantido por lei os mesmos poderes de investigação que uma autoridade judicial. A proposta de Vital, porém, explicita o direito ao acesso de delações premiadas. As alterações na Lei das Organizações Criminosas, segundo o senador, “dispõem expressamente ser possível o compartilhamento das informações com CPI”.

A CPI mista já pediu acesso aos depoimentos de Paulo Roberto Costa à Justiça Federal do Paraná, à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal, mas os três órgãos negaram, alegando sigilo das informações, uma vez que o conteúdo ainda não foi homologado.


Após reunião nesta semana com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, o ministro Teori Zavascki e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Vital do Rêgo disse esperar que o Congresso tenha acesso ao conteúdo da delação assim que for homologada pela Justiça e passar a constar dos autos do inquérito da Operação Lava Jato.

Procurador
O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, disse que a atual Lei das Organizações Criminosas já garante às CPIs acesso a delações depois de homologada e incorporada aos autos do inquérito.

O compartilhamento das informações na atual fase, porém, “não é adequado” na opinião dele. Enquanto os depoimentos ainda estão sendo colhidos, disse, o acesso é restrito à Polícia Federal (que é quem realiza a investigação) e ao Ministério Público (cuja função é garantir que os direitos do delator sejam respeitados).

“Nesta fase em que está sendo feita a coleta da colaboração, o processo está apenas nas mãos do Ministério Público e da polícia, que vão ter ainda que verificar se as informações têm consistência antes de apresentar para o juiz”, afirmou Cavalcanti.

“Nesta fase, a lei garante que tudo seja feito com sigilo por conta da proteção ao investigado e ao réu colaborador. Isso é assim em qualquer lugar do mundo. Esse é um pedido impossível no momento atual”, concluiu.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ