Governo manobra para agradar a delegados

Data: 15/10/14

Uma reunião no Congresso em que o governo Dilma Rousseff (PT) seria o alvo de insatisfações da Polícia Federal foi esvaziada ontem. Horas depois de ser baixada uma medida provisória para garantir aos delegados a ocupação de cargos de direção na corporação, acabou sem quórum a audiência em que o presidente da Associação dos Delegados da PF (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, desfiaria críticas ao tratamento recebido pelos investigadores da Operação Lava-Jato, que apura lavagem de dinheiro e corrupção na Petrobras, um dos temas mais sensíveis nas eleições.

Para integrantes da ADPF ouvidos pelo Correio, a medida atende a categoria, mas foi feita nitidamente para segurar mais uma notícia negativa para a campanha de Dilma a poucos dias das eleições — a exemplo da semana passada, com os depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que acusou PT, PMDB e PP de obterem comissão sobre contratos superfaturados por cartel de empreiteiras na estatal.

O diretor da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Flávio Werneck, que representa agentes e papiloscopistas, estranhou a ação do governo “na calada da noite”. “É muito estranho que essa MP tenha sido criada na calada da noite, às vésperas do segundo turno e num momento tão delicado como este”, disse. “Não posso afirmar categoricamente que se trata de uma troca de favores, mas que é muito estranho, isso é.” A Fenapef vai tentar derruba a medida provisória, que contraria interesses da categoria.

O governo negou atuação política. O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio, disse que a medida atende a “critérios republicanos que atendem as associações” e que possui os “requisitos do interesse público”. (Eduardo Militão, Naira Trindade e André Shalders)

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ