Servidores da Polícia Federal fazem manifestação contra ‘MP do vazamento’

Data: 22/10/14

RIO - Cerca de oitenta servidores da Polícia Federal realizaram, na noite desta terça-feira, um protesto em frente à sede da Petrobras, no Centro do Rio, contra a aprovação da Medida Provisória (MP) 657, enviada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso na semana passada. A MP faz com que apenas os delegados possam ocupar a direção geral da instituição e estabelece a hierarquia entre as carreiras.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), André Vaz de Mello, a MP causou revolta nos policiais federais e ganhou a adesão até mesmo dos peritos, que receberam aumento salarial este ano e têm rendimentos equiparados ao dos delegados. Ele vê a possível aprovação da legislação como um retrocesso para a segurança pública.

— Eles querem fazer uma reserva de poder dentro dos departamentos. O próprio delegado Francischini (PEN-PR), que também é deputado federal e um dos maiores opositores da nossa questão do ensino superior, deu uma declaração dizendo que o governo estava de joelhos (após a Operação Lava-a-Jato). A nossa briga é para melhorar a nossa polícia. Quem ganha com isso é o corrupto e o traficante. — diz o sindicalista, que se refere à possível aprovação como “MP do vazamento”.

Os agentes se concentraram em frente à sede da Petrobras em referências à operação da PF que revelou um grande esquema de desvio de recursos na estatal. O principal alvo da categoria foi o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. OS manifestantes encenaram o enterro dele com um caixão

FORÇA-TAREFA MANTIDA NAS ELEIÇÕES

Segundo Vaz de Mello, em um primeiro momento a paralisação de 72h da categoria —que irá de quarta à sexta-feira — não tem como objetivo brigar por questões salariais. Ele garante ainda que a força-tarefa organizada para coibir crimes eleitorais durante a eleição, comandada pela Polícia Federal no primeiro turno, não deve ser afetada pela paralisação, assim como demais serviços essenciais ao público.

— Todo o serviço essencial está mantido. Como o crime eleitoral é atribuição da Polícia Federal, o serviço está confirmado — afirma.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ