Nada a Comemorar 2014

Data: 17/11/14

Ontem (16) seria a data para se comemorar o dia do policial federal, mas haveria mesmo algo a ser comemorado?

 

Após anos de luta em busca da ratificação da condição de nível superior e das atribuições já desenvolvidas no dia a dia por agentes, escrivães e papiloscopistas, na tentativa de equalizar o tratamento dado aos cargos da carreira policial federal, obteve-se a primeira parte num dia e, poucos dias depois, estabeleceu-se um cenário ainda mais negro que o de outrora.

 

Após a afirmação a um veículo de comunicação de reconhecida credibilidade de que um parlamentar-delegado teria colocado o governo de joelhos para editar a MPV 657/2014, essa infeliz e preocupante afirmação se tornou realidade quando tal instrumento legislativo quase não pousou no Congresso Nacional, tamanha a velocidade de tramitação e forma de tratamento que, nem de longe, poderia ser considerada democrática.

 

O que se viu foi algo raro, aliados do governo e oposição empenhados de forma uníssona em prol da aprovação de uma proposta falsamente vendida como sendo a promotora da “autonomia da Polícia Federal”. Será? Se fosse para o bem da instituição como um todo cerca de 85% de seu efetivo seriam contra? Quem acreditaria nisso? Haveria alguma lógica?

 

Entretanto, a democracia e a lógica foram ignoradas e atropeladas numa votação-relâmpago nas duas Casas do Congresso Nacional com pouquíssimos parlamentares contrários. Resta-nos apenas conviver com a realidade de que o governo realmente ficou de joelhos ante as informações cirurgicamente vazadas duma operação policial que tem atingido diversos partidos políticos brasileiros.

 

Contudo, no dia do policial federal (com letras minúsculas) e diante da aprovação dessa MPV 657, temos muito a comemorar.

 

Comemoremos a ineficiência do nosso falido modelo policial, cuja manutenção deve servir para atender a interesses de alguns, barganhar vantagens e conseguir benefícios corporativistas travestidos de melhorias de instituições policiais.

 

Comemoremos o tratamento do Governo Federal aos policiais federais (nos referimos aos exclusivamente policiais) que atenderam a todos os pedidos de que não houvesse paralisações em momentos importantes, participaram de mesas de negociação (ou seria mesa de enganação?) e tomaram uma verdadeira facada negocial quando viram atendidos, quase como um vassalo atendia ao seu suserano, aos pleitos de um único cargo.

 

Comemoremos a ineficiência, mais uma vez, desse modelo de “investigação” no qual se consegue resolver menos de 10% dos crimes, centralizado na figura dos seus “quase-donos” que insistem nesse procedimento arcaico, vendendo ilusões de eficiência onde não há, dignos do “país das maravilhas (de Alice)” e distante de nosso Brasil que bate recordes de violência diariamente.

 

Por fim, lamentemos o descaso de tudo o que os genuínos policiais federais têm passado e sido obrigados a conviver nos últimos anos. Lamentemos os 16 (dezesseis) suicídios nos últimos 03 anos e 11 meses e tudo o que merecidamente deveríamos ter conquistado, mas que nos foi tirado diante de motivos escusos.

 

Sem mais o que comemorar, oremos apenas para que um dia esse cenário seja modificado e a meritocracia possa ser implementada na Polícia Federal.

 

Diretoria da FENAPEF

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ