Congresso se reúne para analisar vetos presidenciais

Data: 19/11/14

Se todos os itens da pauta forem votados, parlamentares poderão analisar mudança no cálculo do superavit.

O Congresso Nacional realiza sessão hoje, às 11 horas, com 38 vetos presidenciais e quatro projetos de lei na pauta. Se todas as propostas forem votadas, os parlamentares poderão analisar o PLN 36/14, que ajusta a meta de superavit fiscal de 2014 e foi aprovado na noite de ontem em reunião tumultuada da Comissão Mista de Orçamento.

Entre os vetos a serem analisados, o principal é o que rejeitou integralmente as novas regras para a criação de municípios (PLS 104/14 – Complementar). Aprovado em agosto, o projeto foi uma segunda tentativa de regular o tema, após uma proposta anterior também ser vetada pela Presidência da República.

Entre os projetos de lei na pauta da sessão, três abrem créditos orçamentários para os ministérios das Cidades e da Previdência Social, as Justiças Federal, Eleitoral e do Trabalho e o Ministério Público da União.

O quarto projeto, o PLN 5/14, altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 para excetuar do cumprimento de prazos preestabelecidos um aumento salarial para os agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal e os peritos federais agrários. O reajuste foi concedido pela Medida Provisória 650/14, já aprovada pelo Congresso.

Obstrução


A sessão desta quarta-feira pode ser obstruída pelos parlamentares oposicionistas, como ocorreu na última quarta (12).

Contrária à proposta de reajuste do superavit, a oposição promete dificultar as votações no Congresso, com o objetivo de impedir que o caminho fique aberto para o PLN 36/14.

A sessão será realizada no Plenário da Câmara dos Deputados.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ