Congresso Nacional tem histórico de poucas cassações de parlamentares

Data: 01/12/14

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi cassado por causa do mensalão, como José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE)BRASÍLIA - Apesar do tamanho da crise atual, não é a primeira vez que surgem denúncias que envolvem dezenas de políticos. Nas últimas duas décadas, o Congresso criou CPIs para escândalos como o dos Anões do Orçamento, dos Sanguessugas (desvio de recursos de compra de ambulâncias), do Cachoeira e dos Correios, que investigou o mensalão, todos que no início aparentavam potencial para levar a dezenas de cassações, mas, por motivos diversos, redundaram em cassações pontuais e diversos acordões.

Experientes e acostumados a vivenciar no Congresso Nacional os desdobramentos de acusações contra parlamentares, os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Miro Teixeira (PROS-RJ) destacam a diferença deste escândalo atual para os do passado. Desta vez, a investigação está em curso e quem lidera a apuração é a Polícia Federal e o Ministério Público. Não há questionamento da existência do esquema de corrupção, os envolvidos estão fazendo delações premiadas para tentar reduzir a punição e há até devolução de somas milionárias. E o Congresso retomará os trabalhos em fevereiro com uma tarefa a ser feita: processar os parlamentares envolvidos que foram eleitos ou reeleitos.

- Estamos vivendo um momento diferente. As CPIs do Collor, dos Anões do Orçamento, foram tocadas por fatos gerados na imprensa. A CPI se antecipou à apuração do Ministério Público, da Polícia Federal. Desta vez, como já aconteceu com a CPI do Cachoeira, a CPI está a reboque de fatos revelados pelo Ministério Público, pela Polícia Federal. O MP e a PF estão lá na frente e penso que devemos esperar que eles completem, com a rapidez possível, as provas contra os parlamentares. Estamos diante da dependência do que virá para o Congresso. Não podemos começar a nova legislatura sem saber com quem estamos lidando - afirmou o deputado, completando:

- Desta vez, com TV Câmara e o voto aberto, não escapará quem tiver culpa.

Apesar da pressão popular e de fatos contundentes, o Congresso sempre tende a ser mais conservador e só cassar os com maior envolvimento para dar satisfação à opinião pública e salvar os demais. No ano passado, Natan Donadon (PMDB-RO), mesmo preso, conseguiu ser absolvido na primeira vez que foi a julgamento no plenário quando o voto era secreto. Só foi cassado na segunda tentativa, com o voto aberto. E nesta nova denúncia, os que chegarem ao plenário dificilmente escaparão da cassação justamente porque o voto é aberto.

centroGrandeO Globo 06/07/2012 Ailton de FreitasO senador pelo DEM de Goiás, Demóstenes Torres, foi cassado por envolvimento com o bicheiro Carlinhos CachoeiraUm processo de cassação segue um trâmite lento entre representação contra um deputado e desfecho no plenário. Na semana passada, o Conselho de Ética sequer abriu investigação contra o deputado Rodrigo Betlhem (PMDB-RJ), que foi acusado pela mulher de envolvimento em esquema de desvio de dinheiro de convênios em secretaria do Rio e apareceu admitindo em uma gravação ter contas no exterior. Os deputados que o absolveram alegaram que a mulher refez o depoimento e, para completar, Bethlem havia desistido de concorrer à reeleição.

HISTÓRICO DE CASSAÇÃO DO CONGRESSO

CPI do Orçamento

Em 1993, a comissão do Congresso investigou 37 parlamentares pelo envolvimento no esquema de fraudes no Orçamento da União que desviou mais de R$ 100 milhões em propinas para a inclusão de obras em governos estaduais e prefeituras. Foi pedida a cassação de 18 deputados, mas apenas 6 foram cassados e outros quatro renunciaram, entre eles João Alves, na época filiado ao PPR da Bahia.

CPI do Cachoeira

Deputados da base e da oposição se uniram para derrubar o relatório apresentado pelo deputado Odair Cunha (PT-MG), em 2012, que pedia o indiciamento de 29 pessoas acusadas de terem ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Como resultado das investigações, apenas o então senador pelo DEM de Goiás, Demóstenes Torres, foi cassado. O deputado Carlos Alberto Leréia teve seu mandato suspenso por 90 dias.

Sanguessugas

Escândalo que envolveu o maior número de parlamentares em todas as legislaturas, a chamada máfia das ambulâncias resultou na abertura de processos de cassação contra 69 deputados e três senadores em 2006. Apesar do trabalho da CPI - na foto o então senador Amir Lando (PMDB-RO) e o então deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), relator e presidente-, ninguém foi cassado.

CPI dos Correios/Mensalão

Em 2005, 19 parlamentares foram acusados de envolvimento com o mensalão, mas só 3 foram cassados: Pedro Corrêa (PP-PE), Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP). Outros quatro renunciaram para evitar a cassação. Após o julgamento do STF, mais três deputados renunciaram para não serem cassados: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ