Já dura cinco horas sessão do Congresso para votar vetos e meta de superavit

Data: 03/12/14

A sessão do Congresso para votar dois vetos e o projeto que altera a meta do superavit (PLN 36/14) para permitir deduções de investimentos e desonerações desta meta já ultrapassou as cinco horas de duração. O projeto é prioritário para o governo porque, ao autorizar os descontos, na prática desobriga o governo de cumprir a meta de economia. Para votar essa proposta, no entanto, é preciso antes votar os vetos que trancam a pauta - eles tratam da mudança de nome de uma instituição federal da Bahia e de uma barragem no Rio Grande do Norte.

A sessão começou por volta de 10h30, mas as votações dos vetos só se iniciaram depois do meio-dia. O início da sessão foi dominado por questionamentos regimentais e discussões sobre a meta do superavit. A oposição pediu mais tempo para discutir cada veto, questionou as votações feitas na semana passada em cédula única, e cobrou a abertura das galerias para a entrada de manifestantes barrados por conta do tumulto que tomou conta da sessão de ontem.

O governo, por outro lado, lembrou que, quando era governo, a oposição já mandou fechar as galerias aos populares e defendeu a meta do superavit - restringindo o uso da palavra para não prolongar ainda mais a sessão.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, determinou que a votação da meta de superavit e outros projeto do Congresso só serão iniciadas depois da apuração dos vetos e divulgação do resultado. Antes da proposta que altera o superavit, também está prevista a votação de um projeto (PLN 31/14) que libera R$ 248 milhões para manter o pagamento de benefícios do fundo Aerus a aposentados e pensionistas do fundo ligado a empresas aéreas. Defensores da proposta estão acampados há semanas no Salão Verde da Câmara para cobrar a votação da proposta.

Resolução
Durante os questionamentos regimentais dos parlamentares, Renan Calheiros destacou a necessade de se aprovar um projeto de Resolução que normatize a votação dos vetos depois da promulgação da PEC do Voto Aberto, em novembro de 2013.

A oposição criticou diante do fato de, na semana passada, os 38 vetos que trancavam a pauta terem sido votados em um único ato, em cédula única, sem discussão prévia. Eles cobraram a discussão e votação individual de cada veto - o que levaria mais tempo

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ