Brasil tem a 11ª maior taxa de homicídios do mundo, diz OMS

Data: 11/12/14

            

O índice é quase cinco vezes a média mundial e nove vezes a média do grupo de países ricos

O Brasil tem a 11ª maior taxa de homicídios do mundo, segundo relatório com 194 países divulgado nesta quarta-feira (10) pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O "Relatório Sobre a Situação Mundial da Prevenção à Violência" é o levantamento mais abrangente já feito por um órgão da ONU sobre o tema. Ele foi realizado em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).

O estudo aponta que ocorreram 32,4 assassinatos por cem mil habitantes no Brasil em 2012. O índice é quase cinco vezes a média mundial (6,7) e nove vezes a média do grupo de países ricos (3,8).

O campeão da lista é Honduras, com taxa de 103,9 mortes por cem mil moradores, seguido por outros países da América Latina e da África, todos classificados como pobres ou em desenvolvimento.

Na outra ponta do ranking estão Luxemburgo (0,2), Japão (0,4) e Suíça (0,6).

METODOLOGIA

O relatório aponta que houve 64.357 assassinatos no Brasil em 2012, o que o coloca como o país com mais mortes em números absolutos. A Índia, com um bilhão de habitantes a mais do que o Brasil, teve cerca de 53 mil mortes e figura na segunda posição.

O número de homicídios atribuído ao Brasil no estudo difere do apurado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2012 (53.054) porque a OMS faz um cálculo para incluir possíveis mortes não registradas como homicídios. Esse cálculo é aplicado em todos os países para permitir a comparação entre eles.

"Nós supomos, com base em algumas informações, que existe um certo nível de subnotificação em todos os países e fazemos um ajuste para adequar", diz Alex Butchart, coordenador de prevenção à violência na OMS.

Também é usado um conceito mais amplo para homicídio, que inclui, por exemplo, latrocínios e lesões corporais que levam à morte.

Do total de 194 países, 133 enviaram dados para o relatório. Os números dos demais foram estimados pela OMS.

Em todo o mundo, a organização estima o número de assassinatos em 475 mil, queda de 16% em dez anos. Estudos feitos no Brasil apontam que a taxa de homicídios no Brasil em 2012 estava no mesmo nível de 2002.

HISTÓRICO

Segundo Butchart, "há vários bons exemplos no Brasil de histórias bem sucedidas de prevenção à violência no nível local". Ele lembra o caso de Diadema (Grande São Paulo), onde a taxa de homicídios recuou na década passada depois que foi implantada uma lei seca municipal que fecha os bares de madrugada.

"Na cidade de São Paulo e na área metropolitana também houve uma redução do número de homicídios nos últimos dez anos. Não estou muito certo do porquê, mas [o caso] pode ser um importante indicativo do que é possível ser feito", afirma.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a taxa de homicídios no Estado caiu de 22,6 para 10,5 em dez anos. Mas, diferentemente da OMS, a pasta exclui do cálculo os latrocínios e leva em conta o número de casos de mortes, e não de vítimas. Há diferença entre o número de casos e o de vítimas porque cada caso registrado pode ter mais de um morto - como em chacinas, por exemplo.

Butchart diz também que o governo federal tem mostrado comprometimento com questões que influenciam os indicadores de violência, como a redução do desemprego e da desigualdade.

"Acho que os grandes aspectos necessários para reduzir os níveis de violência no Brasil giram em torno de redução da gravidez na adolescência, aumentar a taxa de emprego entre os jovens e reduzir ainda mais a desigualdade", avalia o especialista.

Procurado, o Ministério da Justiça não comentou as informações do relatório.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ