Plenário do Congresso deve votar diretrizes orçamentárias para 2015 na terça

Data: 15/12/14

O Congresso Nacional marcou nova sessão para esta terça-feira (16), às 19 horas. O relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015 é o primeiro item da pauta de votações.

O PLN 3/14 foi aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) na quarta-feira (10), após amplo acordo entre todas as lideranças partidárias que compõem a comissão.

Também pode ser votado o PRN 6/13, que estende às comissões mistas do Congresso a prerrogativa de apresentar emendas aos projetos do plano plurianual (PPA), da lei orçamentária anual (LOA) e da LDO. Atualmente, essa competência é limitada às comissões permanentes do Senado e da Câmara e aos parlamentares, por meio de emendas individuais.

Créditos adicionais


Também estão na pauta 31 projetos de lei do Congresso que abrem créditos adicionais (especiais ou suplementares) para diversos ministérios e outros órgãos públicos no Orçamento deste ano.

Entre eles, o que concede aumento salarial para a Polícia Federal (PLN 5/14). O relatório sobre a matéria destaca que a iniciativa busca atender a demanda da única categoria de servidores públicos que ainda não tinha sido contemplada com aumento salarial e com reestruturação de carreiras concedidos aos demais servidores do Executivo, conforme proposta feita em agosto de 2012.

Já o PLN 19/14 abre crédito especial de R$ 145,6 milhões para investimentos em 20 aeroportos controlados pela Infraero.

Os recursos serão usados por meio do Fundo Nacional da Aviação Civil em empreendimentos e ações que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O dinheiro servirá para aquisição de equipamentos e modernização e adequação da infraestrutura aeroportuária, como ampliação da capacidade operacional dos aeroportos, terminais de passageiros, pátios e pistas, telecomunicações aeronáuticas, terminais de logística de carga e estacionamentos.

Vetos
A partir de quarta-feira (17), a pauta do Congresso estará trancada pelo veto 30/14. A presidente Dilma Rousseff vetou vários dispositivos do Projeto de Lei de Conversão 15/14, decorrente da Medida Provisória (MP) 651/14. A medida desonera folha de pagamento, amplia créditos fiscais e estimula a entrada de pequenas empresas na bolsa de valores, entre outros assuntos.

A maioria dos itens vetados trata de desoneração. O governo argumenta que não há cálculos de impacto orçamentário-financeiro devidos, o que caracteriza infração à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/00).

A presidente também vetou o item que ampliava para 2018 o prazo para as cidades acabarem com seus lixões. Segundo o governo, a prorrogação de prazos, da forma como prevista, contraria o interesse público, por adiar a consolidação de aspecto importante da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A imposição de veto, segundo o Executivo, decorre de acordo realizado no plenário do Senado com as lideranças parlamentares, que se comprometeram a apresentar alternativa para a solução da questão.

Jornada de psicólogos
Outro item a ser analisado pelo Congresso é o Veto 31/14. A presidente Dilma vetou integralmente o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 150/09, que trata da redução de jornada dos psicólogos.

Na justificativa do veto, o Executivo argumenta que a redução da jornada semanal, proposta para 30 horas semanais, impactaria o orçamento de entes públicos, principalmente dos municipais, com possível prejuízo à política de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), podendo, ainda, elevar o custo também para o setor privado de saúde, com ônus ao usuário. Esse veto tranca a pauta do Congresso a partir do dia 20 de dezembro.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ