Busca por modelos de outros estados

Data: 16/12/14

 

Antônio Paulo Voguel, que foi secretário adjunto de Desenvolvimento e Finanças da Prefeitura de São Paulo, “também com larga experiência em administração pública”, vai comandar a Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização. “E junto com a Leany Lemos, na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão,  compõem a espinha dorsal do nosso governo”, resumiu.

Estudiosos

Para a área de segurança pública, Rollemberg escolheu um professor da Universidade de Brasília (UnB). Arthur Trindade é “estudioso da área”, conforme destacou o  eleito. “Não haverá qualquer tipo de interferência política na área de segurança pública”, disse.

Trindade chega à pasta com a missão de implementar um programa á testado em Pernambuco: o Pacto Pela Vida,  que, nas palavras do eleito, “reduziu a violência de forma sistemática naquele estado”.

Para as áreas de educação e saúde, profissionais que conhecem a fundo a realidade do DF. “Júlio Gregório é muito respeitado pelos professores e tenho certeza que emprestará a sua experiência e o seu conhecimento para promover uma melhora significativa da educação do DF”, destacou Rollemberg. 

O médico Ivan Castelli, escolhido para a Secretaria de Saúde, trabalhou no primeiro ano do governo Agnelo Queiroz. “Ele foi o responsável pela duplicação do número de leitos de UTI”, destacou Rollemberg, para afirmar que  é um profissional “muito bem recomendado”.

“Nós procuramos, com muito cuidado, referência de pessoas no Ministério da Saúde, no Ministério Público do Distrito Federal, na rede pública de saúde”, disse, para justificar a escolha de um membro da equipe do petista. “Ninguém tem expectativa de milagre, mas tenho certeza que ele vai promover mudanças significativas para a rede pública de saúde do DF”, concluiu.

1 Casa Civil: Hélio Doyle  -   com 64 anos, o carioca mora em Brasília desde 1961. É o coordenador geral da transição e coordenou também a campanha eleitoral de Rollemberg. Jornalista, é mestre em comunicação pela UnB. Foi secretário de Governo (1995-1996) e chefe do Gabinete de Articulação Institucional (2003-2004).

 Além de ter passado por outras redações, foi  editor-chefe do Jornal de Brasília,  professor, repórter e assessor e consultor de comunicação em empresas, universidades e entidades.

2 Casa Militar: Cláudio Ribas  - Com 43 anos e carioca, o tenente-coronel é secretário-geral do Comando Geral da PM e conselheiro do Conselho de Meio Ambiente do DF. Bacharel em ciências policiais, com especialização em gestão em segurança pública, comandou o Batalhão  Ambiental  (2011-2014) e a Rotam (2004 a 2006). Foi também coordenador operacional da  Secretaria de Segurança Pública (2009-2011) e comandante do Corpo de Alunos do Centro de Formação de Praças (2006 e  2008).

3 Secretaria de Relações Institucionais: Marcos Dantas  - Tem 56 anos e nasceu em Nova Iguaçu (RJ). Presidente do PSB-DF, atualmente é  coordenador de relações políticas e com a sociedade da equipe de transição e participou da coordenação da campanha eleitoral. Bacharel em administração, tem pós-graduação em administração pública. É  administrador do Ministério da Educação desde 2002 e foi coordenador de projetos especiais do Ministério de Reforma Agrária em 1987.

4 Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão: Leany Lemos - Brasiliense, tem  44 anos e é a coordenadora executiva da transição. É formada em letras, mestre em ciência política, doutora pela UnB em estudos comparados das Américas e pós-doutora em ciência política pelas Universidades de Oxford e de Princeton. É servidora do Senado desde 1993, tendo sido secretária das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e chefe de gabinete da Liderança do PSB.

5 Secretaria da Fazenda:

Leonardo Colombini - Mineiro de Ressaquinha, ele tem 68 anos.  Servidor aposentado do Banco Central, é formado em ciências contábeis, com especialização em Administração Financeira e Economia e em Auditoria, Administração, Economia e Finanças. Foi assessor especial da Casa Civil da Presidência da República (1999 a 2002) e , desde 2003, trabalha no Governo de Minas Gerais. Ocupou diversos cargos na Secretaria da Fazenda do estado e, atualmente, é o secretário, cargo que ocupa desde 2010.

6 Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização:

Antônio Paulo Vogel - O carioca de 41 anos é secretário-adjunto de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo desde 2013 e servidor público federal desde 1998, integrante da carreira de Analista

de Finanças e Controle do Tesouro Nacional. Formou-se em economia pela UFRJ e em direito pela UnB. Ocupou diversos cargos de direção na Secretaria do Tesouro Nacional até 2006.

7 Secretaria de Justiça e Cidadania: João Carlos Souto  - Baiano  de 51 anos,   formou-se em direito na Universidade Federal da Bahia e é mestre em direito público com especialização na Harvard Law School, nos Estados Unidos.  É procurador da Fazenda Nacional desde 1993 e professor de direito constitucional desde 1996. Foi assessor legislativo durante a Constituinte do Estado da Bahia, em 1989, e publicou o livro “Suprema Corte dos Estados Unidos – principais decisões”.

8 Secretaria de Educação: Júlio Gregório   - Paulista, tem 60 anos, é coordenador de educação da equipe de transição e membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da Capes. Formado em química pela UnB e pós-graduado em administração da educação e em avaliação institucional. Foi professor da rede pública 24 anos e dirigiu escolas particulares do DF. Na Secretaria de Educação, foi diretor de dois departamentos. Também integrou o Conselho de Educação do DF.

9 Secretaria de Saúde: Ivan Castelli - De São Paulo, o médico especialista em clínica médica e cardiologia tem 56 anos e é funcionário da Secretaria de Saúde do DF  há 29 anos. Assumiu funções importantes na iniciativa privada, tanto em direção de hospitais quanto na saúde suplementar. De 1985 a 2010 trabalhou no Hospital de Taguatinga.  Foi diretor da  Regional de Saúde de Taguatinga e de Samambaia (1997), diretor-geral do HRT (1996-1998) e subsecretário de Atenção à Saúde (janeiro de 2011 a abril de 2012).

10 Secretaria de Segurança Pública e Paz Social: Arthur Trindade - De Alegrete (RS), o mestre

em ciência política e doutor em sociologia pela UnB tem 46 anos. É coordenador do grupo de segurança na equipe de transição e professor associado do Departamento de Sociologia da UnB desde 2003, onde coordenou o Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança. Integra o Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança. Tem mais de 18 anos de pesquisa na área de segurança.

11 Secretaria de Gestão do Território e Habitação: Thiago de Andrade   -  Tem apenas 34 anos e nasceu na capital. Arquiteto e urbanista formado pela UnB, com especialização em docência superior. Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF) e sócio de um escritório de arquitetura, foi consultor do Iphan em 2013. Ganhou o prêmio Nauro Esteves no concurso Nova Arquitetura de Brasília (2007) e teve trabalhos expostos no Brazilian Design Perspective, em Singapura.

12 Secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável: Arthur Bernardes  -  Brasiliense, o advogado tributarista tem apenas 33 anos. Especialista  em políticas públicas e desenvolvimento, trabalhou na Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do MEC (2001) e foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2001-2002).  Também trabalhou na Administração de Ceilândia e na Codeplan. É vice-presidente do PSD-DF.

13 Secretaria de Cultura: Guilherme Reis  - Goiano da capital, o ator, diretor teatral e gestor cultural tem 60 anos. Iniciou sua carreira em 1972, desenvolvendo inúmeros projetos em teatro, cinema, música e dança. Como produtor cultural, realiza, desde 1995, o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília. Também trabalhou como assessor especial na Secretaria de Cultura (1999) e na reitoria da Universidade de Brasília  (1986 a 1989).

14 Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos: Júlio Peres  -  Paulista, tem 59 anos e é formado em engenharia civil pela UnB. Foi professor, vice-presidente da Associação Brasiliense de Construtores (1995-1997) e conselheiro do Senai (2001-2003).  Já trabalhou no Ministério das Cidades  e, desde 2013, integra o Conplan e faz parte do Conselho Deliberativo do Sebrae-DF. Atualmente, está licenciado da presidência do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon).

15 Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Marcos Pacco -  Brasiliense, o professor, escritor e

 revisor  tem 40 anos. É licenciado em letras pela UnB e ministra aulas de língua portuguesa em diversos cursos preparatórios, órgãos públicos e empresas, em Brasília e em Goiânia. Trabalhou na Secretaria de Educação, como professor (1996) e coordenador da Área de Língua Portuguesa (1997). Também faz trabalhos na área social, com cursos beneficentes, em ONG’s.

16 Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo: Georges Michel -  Goiano, o presidente do PDT-DF tem 71 anos. Junto com Leonel Brizola, é signatário da Carta de Lisboa, documento base de fundação do partido. Na época da ditadura, foi exilado. Voltou ao Brasil somente em 1979. Chefiou a Representação do Governo do Rio de Janeiro em Brasília durante os dois governos de Brizola (1983-1987 e 1991-1994). Jornalista, atualmente ele é chefe de gabinete da Liderança do PDT no Senado (1994-2014).

17 Secretaria da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos: Marise Guebel  -  Nascida em Niterói (RJ), a médica e diplomata tem 50 anos. Atuou como radiologista no setor público e privado  de 1988 a 2003, quando ingressou no Instituto Rio Branco. Como diplomata, foi cônsul do Brasil no Peru (2011-2013) e chefe de Direitos Humanos e Temas Sociais na Embaixada do Brasil na Argentina (2007-2010). É assessora internacional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência.

18 Secretaria de Agricultura e Abastecimento: José Guilherme Leal  -  Carioca de 45 anos, é engenheiro agrônomo. Foi técnico extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Goiás (1993) e do DF (1993-2002). É servidor de carreira do Ministério da Agricultura desde 2002. Por quatro meses, foi o secretário-adjunto de Agricultura (2011) do DF e presidente da Emater-DF (2011-2012). É diretor do Sistema de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura.

19 Secretaria de Mobilidade: Carlos Tomé  - Coordenador técnico da equipe de transição, o carioca de 42 anos é engenheiro, bacharel em direito, mestre em relações internacionais e consultor do Senado desde 2002. Foi subchefe de gabinete da Liderança do PSB no Senado (2013-2014), professor do Iesb (2012-2014), oficial de Inteligência da Abin (1999-2002), analista legislativo no Controle Interno da Câmara (2002) e chefe da Divisão de Tecnologia da Novacap (1996).

20 Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens: Jane Klebia Reis  -  51 anos, nascida em Brasília. É bacharel em geografia e em direito, com pós-graduação em polícia judiciária e em administração escolar. Desde 2013 é chefe da Procuradoria Jurídica da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF. Foi delegada de Planaltina, Lago Norte e Sobradinho e delegada-chefe adjunta da 6ª DP do Paranoá (2011-2013). Trabalhou como agente de polícia e professora de Ensino Médio na rede pública.

 21 Secretaria do Meio Ambiente: André Lima -  Nascido em Araraquara (SP), tem 43 anos. Formado em direito pela USP, tem mestrado no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Foi coordenador de Políticas Públicas do Instituto Socioambiental (1996-2007); diretor de Políticas para Amazônia do Ministério do Meio Ambiente (2007-2008); e consultor jurídico da SOS Mata Atlântica (2010-2014). É coordenador de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (2008-2014), autor do livro “Zoneamento ecológico-econômico à Luz dos Direitos Socioambientais”, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama – 2009-2014) e fundador e membro do diretório nacional e do Distrito Federal da Rede Sustentabilidade.

22 Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Paulo Salles -  Tem 62 anos e nasceu em Garça (SP). É o coordenador de objetivos estratégicos da equipe de transição e coordenou a elaboração do programa de governo de Rollemberg. É biólogo e PhD em Ecologia pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e fez pós-doutorado na Universidade de Amsterdam (Holanda). Atuou em cursos de graduação e pós-graduação em ciências biológicas, como orientador de alunos de mestrado e doutorado e, em 2014, aposentou-se como professor associado da UnB. Em 2011 foi diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF e diretor-secretário da Fundação para Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

23 Secretaria de Esporte e Lazer: Leila Barros - Brasiliense, a atleta olímpica tem 43 anos. Foi jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei (1988-2008) e coordenadora de projetos sociais em Brasília. Fundou uma instituição no DF voltada à inclusão social e ao desenvolvimento socioeducacional, que já atendeu mais de 50 mil jovens, crianças e adultos. Foi comentarista da TV Globo por três ciclos olímpicos. Atualmente, faz faculdade de Gestão Pública no Centro Universitário Iesb.

24 Secretaria de Turismo: Jaime Recena - Empresário e jornalista, o brasiliense tem apenas 34 anos. Começou a vida profissional na Gazeta Mercantil (1999).  E, aos 20 anos, participou do grupo que assumiu a revista Roteiro. Comandou a Administração Regional do Lago Norte em 2012, onde permaneceu por seis meses. Foi presidente do conselho do Brasília Convention Bureau (2012-2013) e é o atual presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF).

25 Chefe de Gabinete: Rômulo Neves -  Goiano de Anápolis, Rômulo Neves tem apenas  37 anos. É o coordenador de relações com o governo da equipe de transição e coordenou a agenda na campanha eleitoral de Rodrigo Rollemberg. É diplomata, bacharel em ciências sociais, mestre em sociologia e em diplomacia e especialista em economia e relações internacionais. Foi ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil na Etiópia e junto à União Africana (2012-2014), analista de mercado do Ibope (2005) e repórter da Folha de S. Paulo (2002-2004) e do jornal Gazeta Mercantil (2004-2005).

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ