Operação Lava-Jato levará Dilma a manter Cardozo e Daiello

Data: 22/12/14

A presidente Dilma Rousseff está fazendo ampla reforma no governo para o segundo mandato, mas já decidiu que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, permanecerá no cargo, provavelmente por mais um ano. O atual diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello, também deverá continuar à frente da instituição por longa temporada. Uma das razões para a permanência dos dois é simples: a presidente não quer mexer no comando de uma área tão estratégica enquanto estiver em andamento a Operação Lava-Jato.

Interlocutores da presidente entendem que qualquer mudança na área agora aumentaria a dúvida sobre como lidar com a questão. As investigações já atingiram ex-diretores da Petrobras, executivos de grandes empreiteiras e aproximadamente 30 deputados, senadores e governadores, entre outros políticos, conforme relato do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa. O Palácio do Planalto também entende que eventuais mudanças no Ministério da Justiça e na PF dariam margem à interpretação de que o governo está tentando interferir no andamento da investigação.

Dilma também teria decidido manter Cardozo no cargo porque o ministro tem tido papel importante na linha de defesa do governo contra denúncias que surgem na Lava-Jato. O ministro foi o primeiro a contestar publicamente a suspeita de que parte do dinheiro de um dos empreiteiros investigados abasteceu a campanha da presidente em 2010. Em meio a críticas da oposição, o ministro alegou que a doação foi devidamente registrada. Disse também que o dinheiro foi para o PT, e não para a campanha da presidente.

A permanência de Cardozo e de Daiello não foi anunciada oficialmente, mas a medida é dada como certa, e até já esvaziou o movimento pela troca de comando na PF. Recentemente, a Associação Nacional dos Delegados chegou a fazer uma lista com três nomes para apresentar ao futuro ministro como sugestão. Os mais votados foram Roberto Troncon (superintendente em São Paulo), Sérgio Fontes (ex-diretor da Academia Nacional de Polícia) e Sérgio Menezes (superintendente em Minas Gerais).

O governo, no entanto, não vê com bons olhos a tentativa da associação de indicar o diretor-geral da PF. Na bolsa de apostas internas apareciam com força também o atual diretor-executivo, Rogério Galloro, e Oslain Santana, diretor de Combate ao Crime Organizado.

DENÚNCIAS NA CAMPANHA AUMENTAM DESCONFIANÇA

Auxiliares da presidente Dilma Rousseff até hoje atribuem aos desdobramentos da Operação Lava-Jato a redução da diferença entre ela e Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições. O primeiro revés foi a divulgação de que, segundo o doleiro Alberto Youssef, Dilma e o ex-presidente Lula sabiam das fraudes na Petrobras. O segundo foi a internação de Youssef em um hospital de Curitiba dois dias antes das eleições. A internação repentina alimentou boatos de que o doleiro, delator do esquema de corrupção, teria sido envenenado por aliados do governo.

As feridas desta campanha e de eleições anteriores deixaram os auxiliares mais próximos da presidente ainda mais desconfiados sobre qualquer assunto relacionado à Polícia Federal. O temor tem ganhado contornos de paranoia. Recentemente, um assessor do Palácio do Planalto se esquivou de um encontro com um assessor da PF com receio de que, se a conversa viesse a público, poderia ser interpretada como uma tentativa de interferência do governo na PF por causa da Operação Lava-Jato.

Com tantas nuances em jogo, a presidente teria resolvido deixar as trocas no Ministério da Justiça e na PF para ocasião menos tensa no futuro.

NOME DE LACERDA É VENTILADO

Um grupo de delegados mais experientes tem defendido também a volta do ex-diretor Paulo Lacerda, que comandou a Polícia Federal num dos momentos importantes da instituição. Ele comandou a PF no início do governo do ex-presidente Lula, quando foram deflagradas operações que atingiram políticos e outras autoridades.

Publicidade

A gestão de Lacerda à frente da PF foi lembrada esta semana num discurso de Lula no Ministério da Justiça, num evento sobre a reforma do Judiciário. Ao homenagear o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, Lula citou o trabalho de Lacerda. Antes, o ex-presidente atacou governos do PSDB, onde, segundo ele, “ricos e poderosos” não eram alcançados nas investigações.

- Para romper essa relação viciosa, Márcio escolheu um delegado reconhecido, o Paulo Lacerda - disse Lula.

Lacerda agradece a lembrança dos colegas, mas tem dito que está bem na iniciativa privada e que, não pretende, pelo menos por enquanto, voltar a ocupar cargos públicos. A PF tem tido cada vez mais importância no xadrez político. Peça-chave no combate à corrupção, a PF esteve à frente de investigações que balizaram campanhas presidenciais desde 2002.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ