Mais um parlamentar propõe mudanças no atual modelo de segurança pública

Data: 05/01/15

Em entrevista concedida ao G1, o Deputado Federal Valtenir Pereira (PROS), afirma que uma das suas principais metas para o terceiro mandato é a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o inquérito policial.


Com a proposta, o atual modelo, considerado moroso e meramente informativo, passaria a ter caráter judicial e as provas produzidas nele não precisariam ser renovadas durante um eventual processo judicial, de forma a agilizar a responsabilização pelos crimes no país.


Os inquéritos passariam a ser presididos por um juiz de instrução. O delegado de polícia não deixaria de ter função investigativa, mas assumiria o papel de parte acusatória como um promotor de instrução enquanto o suspeito ou investigado teria assegurado seu direito ao contraditório durante o inquérito com auxílio de um advogado ou defensor público.


Concluída a investigação, caberia a um promotor de Justiça fazer uma eventual denúncia, que poderia ser contestada pela defesa do acusado, e acatada ou não por um juiz de Direito. Caso acatada, a denúncia resultaria num processo no qual as provas produzidas durante o inquérito teriam valor, não sendo necessário renová-las nesta fase - como acontece no atual modelo.


“Hoje nós temos o inquérito policial. No inquérito policial você faz todo o levantamento [do crime] e ele serve apenas, e tão somente, como peça informativa para a Justiça. Não tem nenhuma prova, não tem nenhum valor probante, e tudo isso terá de ser renovado no Judiciário através do contraditório. Nós queremos que toda essa prova feita no inquérito policial seja feito agora, já no inquérito judicial sob o crivo do contraditório, onde você vai ter de um lado a acusação e de outro lado a defesa”, explica o deputado.


O parlamentar pretende apresentar a PEC já em fevereiro desse ano.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ