Polícia Federal registra aumento de 40% no número de refugiados no AM

Data: 12/01/15

Maioria dos refugiados são de origem árabe, segundo informações da PF. Dimensão territorial ajuda o estado a ser uma rota para refugiados.

Crises diversas ao redor do mundo tem afetado indiretamente o Amazonas. É o que apontam os dados da Polícia Federal (PF) no estado, que registrou aumento de aproximadamente 40% no número de refugiados no ano de 2014. Para o órgão, este crescimento ocorre por diversos motivos, principalmente pelas crises nos países de onde estes refugiados se deslocam, e a vasta dimensão territorial do estado.

O refúgio é uma solicitação feita por cidadãos perseguidos politicamente, ou por razão de nacionalidade, religião ou raça. O Brasil tem recebido milhares de pessoas em condições de refugiados, e o Amazonas é um dos pontos de fuga. Em 2014, o aumento de pessoas que pediram refúgio no estado nesta condição aumentou cerca de 40%, segundo a Polícia Federal. "Houve um aumento no número de refúgio mas é uma questão internacional, o Brasil não tem um motivo específico para ser um lugar para esses refugiados", explicou o delegado Pablo Oliva, chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal do Amazonas.

O Amazonas, que não tinha muita tradição em ser local de refúgio, virou ponto estratégico após a movimentação de haitianos no últimos anos após o terremoto que atingiu país em 2010. Porém, pessoas oriundas do Haiti foram retiradas da categoria de refugiados, segundo o professor de Direito Internacional Público, Frederico Alexandre de Oliveira. "Os refugiados vêm por conta de conflitos étnicos ou políticos, e no Haiti não é isso que acontece. No Haiti eles estão vindo por uma questão humanitária, pelo país estar em uma situação de calamidade, e por isso eles recebem o visto de natureza diferente", destacou.

O Amazonas, que já possui uma comunidade árabe consolidada, recebeu neste ano, um grande número de refugiados do Oriente Médio, segundo aponta a PF. Os conflitos na região motivaram estas migrações. "O Amazonas tem a tradição centenária de receber comunidades de origem libanesa, muçulmana, judaica. Eles vêm na condição de refugiados e acabam ficando", justificou o professor Frederico Alexandre.

Outro fator que pode influenciar nos números é a facilidade de acesso pela dimensão territorial do estado, que faz com que o Amazonas tenha uma grande quantidade de fronteiras, não só com outros países, como também com outros estados como Acre, Roraima e Rondônia, que também são pontos de entrada no país.

A PF esclareceu ainda que são consideradas refugiados somente as pessoas que entraram no Amazonas sem ter ponto fixo para moradia. Apesar do crescimento, o delegado Pablo Oliva afirmou que nem todos os que pedem refúgio conseguem ficar no Amazonas. "O estado brasileiro não é obrigado a ficar com um cidadão refugiado. O refúgio e naturalização são decisões de soberania que tem a ver com o estado brasileiro deixar definido o que ele entende como bom para o seu país, e se vale a pena manter aquele cidadão no estado", declarou.

Ainda de acordo com a PF, a partir do momento em que a pessoa é aceita como refugiada, o Brasil tem que acatar e receber o cidadão enquanto tramita o processo de refúgio dele. O Ministério da Justiça é responsável por definir se ele poderá ficar em definitivo como refugiado.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ