FENAPEF adota medidas judiciais e administrativas em face de delegado que ofendeu policiais federais

Data: 16/01/15

Recentemente a FENAPEF ingressou com ação indenizatória em face do delegado de Polícia Federal Adriano Mares Tarouco, lotado na Superintendência da PF em Goiás, bem como representou contra o servidor junto a Corregedoria-Geral da PF.

A Federação também recomendou seus 27 sindicatos afiliados que propusessem nos respectivos Estados as medidas judicial e disciplinar mencionadas.

Procedimento que poderá ser adotado também por qualquer agente, escrivão ou papiloscopista da PF que tenha se sentido ofendido pelas palavras caluniosas e difamadoras do delegado, bastando procurar seu sindicato local para ser assistido, nos âmbitos judicial e administrativo.

Tudo ocorreu quando ainda tramitava no Congresso Nacional a Medida Provisória 657/2014 que garantia privilégios injustificáveis aos ocupantes do cargo de Delegado, o que provocou a manifestação pública dos demais integrantes da Carreira Policial Federal.

A manifestação repercutiu na página pessoal do Cel. Carlos Alberto Brilhante Ustra, onde se iniciou um debate sobre a crise na PF, no qual se inseriu o mencionado delegado se apresentado como super policial e se referindo aos agentes, escrivães e papiloscopistas como “recalcados e preguiçosos”.

Também fez ataques diretos aos sindicatos que atuariam como propagadores de mentiras em relação aos benefícios que a referida Medida Provisória traria para a população em termos de segurança pública.

Entendemos que a conduta do delegado está incursa em vários dispositivos disciplinares, inclusive, que preveem a demissão do servidor, posto que provocou grande discórdia entre os servidores  da PF e aumentou ainda mais as turbulências internas pelas quais passa o órgão.

O Diretor Jurídico Adair Ferreira, espera que a Corregedoria do órgão dê uma resposta satisfatória para o caso, posto que vem punindo agentes, escrivães e papiloscopistas por discussões banais nas redes sociais. "Veremos que critério adotará no presente caso, já que se trata de um ocupante do cargo de delegado", ponderou.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ