Policiais federais esperam há 500 dias por adicional de fronteira no Oeste do Paraná

Data: 09/02/15

Há mais de 500 dias, os policiais federais que atuam na tríplice fronteira estão sem receber ao adicional, R$ 91 pago por dia trabalhado, na região. “Diante de um quadro que enfraquece benefícios sociais e trabalhistas, sabemos que hoje a luta pela regulamentação está ainda mais distante do que foi no ano passado”, informa a presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Foz do Iguaçu, Bibiana Orsi. As informações são de Jean Paterno d’O Paraná.

A policial diz que a lei 12.855, aprovada em 2 de setembro de 2013, até agora não entrou em vigor pela falta de vontade da presidente Dilma Rousseff (PT) de regulamentar a matéria. Sem o pagamento do adicional, uma vitória que há anos agentes e policiais cobravam, as fronteiras brasileiras enfrentam um período de séria fragilidade, diz a sindicalista.

O adicional foi a fórmula encontrada pela categoria e pelo próprio governo para manter o efetivo e para fazer com os servidores se fixem nessas áreas, tão decisivas para a segurança e para a soberania nacional. Sem a regulamentação, que só depende basicamente de uma assinatura da presidente, as divisas ficam desguarnecidas. “O número do efetivo é cada vez menor, porque a quantia de pedidos de transferência é maior que a de chegadas”, diz Bibiana.

A demora do governo federal em ajustar a situação comprova, de acordo com a sindicalista, que os pacotes anunciados
de fortalecimento das fronteiras são fictícios. “Há o anúncio, a pompa da solenidade, mas as ações, efetivamente, não ocorrem. Pelo contrário. O governo diz que injeta grandes somas para proteger o País, porém ninguém sabe onde está
esse dinheiro”. Diante da recusa de Dilma Rousseff de regulamentar uma lei da qual ela própria é autora, a associação
nacional dos agentes e policiais federais se reunirá ainda neste mês para definir novos protestos em todo o País.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ