'Estamos pagando por levar o sistema nas costas', diz agente no AC

Data: 10/02/15

Agente reclama da falta de equipamentos e condições de trabalho. Sem efetivo, presos 'só não tomam presídio porque não querem', diz.

      
         
 A onda de ataques contra agentes penitenciários no Acre, nos últimos dias, vem deixando a categoria em alerta. Em apenas uma semana, dois agentes foram executados a tiros. Em protesto, os servidores impediram a visita íntima aos presos nesta quarta-feira (4), desencadeando motins em presídios do estado, além de um ônibus incendiado. Um agente penitenciário, que trabalha na função há 6 anos, relatou ao G1 o descaso e as condições de trabalho que eles enfrentam no dia a dia.

Falta de equipamentos de segurança, estrutura, superlotação em celas e o baixo efetivo nas unidades prisionais são alguns dos problemas apontados por ele. Faltam ainda viaturas e até cadeados para fechar as celas. "Usamos parafusos no lugar dos cadeados, perdemos muito tempo tentando abrir e fechá-los. Isso é um absurdo", diz.

O agente afirma que o sistema penitenciário do Acre hoje 'está um caos' e que medidas drásticas de segurança precisam ser adotadas pela Segurança Pública, o quanto antes. Segundo ele, o número de funcionários é reduzido e o treinamento não é suficiente para qualificar os profissionais.
Eles não tomam o presídio  porque não querem, se quisessem, ninguém iria conseguir pará-los"
Agente penitenciário.

"A realidade hoje é que o sistema prisional do Acre precisa ser todo reformulado, o governo não investe em recrutamento, qualificação profissional e pessoal. Os agentes entram novos, sem experiência, têm apenas um mês de treinamento e o governo acha que eles estão aptos a trabalhar na área, mas não estão. Não temos um psicólogo para avaliar se temos condições ou não de enfrentar certas situações. Resumindo: quando entramos para a função de agente penitenciário nosso treinamento é hipócrita, não existe".

Ele reclama também do efetivo e diz que o quantitativo não é suficiente para atender a demanda detentos que têm dentro do complexo penitenciário da capital acreana.

O diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Martin Hessel diz que o número de agentes penitenciários que têm na capital acreana é de 434 funcionários que se dividem para fazer a guarda do complexo prisional de Rio Branco. "Hoje temos 730 detentos no provisório, 240 no semiaberto,150 na unidade feminina, 1.140 no fechado 1 e 290 no Antônio Amaro, o fechado 2. Isso dá um total de 5 presos por agente. Esse quantitativo está dentro do aceitável pelo Conselho Penitenciário", destaca.

O agente contrapõe e diz que o efetivo sofre redução e não tem acesso aos equipamentos de segurança."O último concurso público que o estado fez para agente penitenciário foi em 2008, e, desde então, os agentes que passaram em outros concursos para outras áreas só saíram, outros novos não entraram, então, o nosso efetivo só reduz. Fora os equipamentos de segurança, não temos coletes, detectores de metais, armamento, não temos nada", lamenta.

O agente disse ainda que o governo do estado liberou o porte de armas, mas todo o procedimento necessário para que possam ter o porte é pago por eles. "Nós temos o porte, mas quem quiser tem que tirar dinheiro do próprio bolso para pegar a autorização na Polícia Federal. Eu fiz tudo, paguei psicólogo credenciado, instrutor de tiro, capacitação geral e armamento, custou em torno de R$ 4 mil, tudo do meu bolso", reclama.

Em relação a história de que os agentes estariam dando em cima das mulheres dos presos, o funcionário negou e disse que são casos 'isolados'.

"O único momento em que elas têm contato com uma mulher é na hora da revista, então, acho que elas podem se sentir meio acuadas e até desrespeitadas, pois esperam muito tempo na fila, não por nossa culpa, pois nós somos poucos para atender tantas pessoas, e aí quando chegam até os presos, reclamam para os maridos e eles ficam com mais raiva ainda da gente", explica.

A pior situação que ocorre dentro das unidades, segundo o agente, é o relacionamento deles com os detentos. "No chapão, onde ficam os mais de mil sentenciados de alta periculosidade só entramos para fazer a contagem dos presos depois não entramos mais. É uma espécie de trato que temos com eles. O agente que descumpre é chamado de Zica (sic) aquele que faz as coisas todas dentro dos padrões exigidos, esse fica sendo hostilizado e às vezes é até jurado de morte. Eles não tomam o presídio todo porque não querem, se quisessem, fariam e ninguém iria conseguir pará-los", desabafa.

Sobre as queixas apontadas pelo servidor, Hessel informou que não há previsão para concurso na categoria. Sobre a questão do armamento, ele diz que há um plano de qualificação dos agentes.

"O porte de arma foi um direito adquirido por eles após a mudança da legislação. A gente tem um projeto para fazer módulos de capacitação, inclusive usando instrutores de tiro, mas não tem como fazer um curso desse da noite para o dia, exige material e logística. Sobre os últimos acontecimentos, a Polícia Civil está trabalhando para esclarecer os fatos", destaca.

Sobre os questionamentos voltados para a Segurança Pública, o secretário Emylson Farias destacou que é importante não politizar as coisas neste momento em que o Estado se mobiliza para tentar assegurar a proteção, tanto dos agentes, como dos cidadãos.

"A gente precisa ter muita responsabilidade e seriedade neste momento que exige profissionalismo de todos. Estamos trabalhando de maneira operacional forte e vamos ser intransigentes com qualquer crime contra o Estado. Nós também sabemos que existem muitas coisas para avançar, mas isso tem que ser feito pelo diálogo e o governo está aberto para avançar nessas questões de fortalecimento do sistema, mas não podemos politizar esse momento que estamos focados na segurança de todos", ressalta.

Entenda o caso
Uma série de protestos vem sendo registrada no estado após a execução a tiros de dois agentes penitenciários, em menos de uma semana. Na quarta-feira (4), agentes proibiram a visita íntima nos presídios do estado para chamar a atenção para falta de segurança da categoria e cobrar equipamentos. A atitude desencadeou motins em unidades penitenciárias de pelo menos três municípios acreanos. No mesmo dia, um ônibus foi incendiado e a casa de um agente penitenciário invadida.

Em Rio Branco, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar teve que entrar no presídio para conter um princípio de motim. Após o controle da situação, a PM continua reforçando a segurança na unidade por tempo indeterminado.

À noite, um ônibus foi incendiado. De acordo com a gerência da empresa, não houve anúncio de assalto e três homens armados pediram que passageiros, motorista e cobradores saíssem de ônibus e, em seguida, atearam fogo no veículo.

O sindicato aponta facções criminosas e acredita que as ordens de ataques estão vindo de dentro do presídio. A Secretaria de Segurança rechaça a hipótese de atuação de facções criminosas e diz que as mortes não estão relacionadas.

Nesta sexta-feira (6) em resposta aos ataques, uma operação foi ealizada no complexo penitenciário de Rio Branco, e apreendeu 68 celulares, 54 estoques e 15 facas. A ação contou com 450 pessoas, entre as quais 300 policiais militares, representantes da Defensoria Pública do Estado do Acre e do Ministério Público do Acre e Polícia Civil. A ação ocorreu após o protesto de agentes penitenciários contra a execução de dois colegas, que cumilnou com motins em presídios do estado.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ