MPT-PR recomenda que a Receita Federal monitore caminhão escâner

Data: 10/02/15

Veículo usado na vistoria de cargas fica na aduana da Ponte da Amizade. Sindicato dos Policiais Federais alega que radiação causa riscos à saúde.

O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, fez uma série de recomendações à Receita Federal (RF) quanto à utilização e manutenção do caminhão escâner da aduana da Ponte da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai. O equipamento é usado na fiscalização de veículos, em especial os de carga, que entram no país. O alerta sobre os riscos à saúde de quem circula pela região foi feito pelo Sindicado dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef) em julho de 2014, logo depois de começar a operar.

O documento assinado pela promotora Patrícia Mauad Patruni, recomenda, entre outros, que a RF providencie a vigilância constante, por profissionais habilitados, do escaneamento por radiação; observe a regulamentação do uso destes equipamentos conforme as exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); monitorar os trabalhadores quanto à exposição à radiação; inspecionar periodicamente o estado de conservação do equipamento e instalar barreiras mais para separar a área de risco.

A notificação publicada no dia 6 de fevereiro não estipula data para que as providências sejam tomadas, mas alerta que “o descumprimento das medidas preconizadas implicará na adoção de providências cabíveis à espécie”.
 

Além dos servidores dos órgãos federais que atuam na aduana, estima-se que cruzam a fronteira cerca de 2 milhões de pessoas por mês. Segundo a RF, o caminhão onde o escâner está instalado tem como principal vantagem a redução do tempo de vistoria e a maior eficiência, já que pode identificar, por exemplo, drogas e armas escondidas em qualquer parte dos veículos. Com a imagem, a verificação de uma carga que leva duas horas pode ser concluída em menos de dez minutos.

Em nota, o Sinpef  informou que está prevista para os próximos dias uma  medição de exposição do meio ambiente, dos trabalhadores, pedestres e motoristas que diariamente circulam pela Ponte da Amizade. “O Sinpef irá acompanhar de perto o cumprimento da recomendação e a esperada medição de radiação a ser feita. A presença da Cnen só reforça o temor de que há mais de seis meses esteja havendo contaminação radiológica pela forma como foi instalado e vem sendo operado o equipamento.”

Por meio da assessoria de imprensa, a delegacia da RF em Foz do Iguaçu informou que até esta terça-feira (10) ainda não havia sido notificada oficialmente das recomendações do MPT-PR. O órgão adiantou, porém, que a empresa contratada para operar o equipamento é especializada e segue as orientações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e que, caso se entenda preciso seguir as recomendações, tomará as providências necessárias.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ