SINPEFGO visita delegacia de Anápolis e constata irregularidades

Data: 20/02/15

O SINPEFGO, por meio de sua Diretoria Executiva, esteve junto aos sindicalizados lotados na Delegacia de Polícia Federal de Anápolis (DPF/ANS/GO), no último dia 11 de fevereiro, naquela cidade.


Na oportunidade o presidente Ivo Arruda informou os presentes acerca das ações sindicais em nível regional e nacional, bem como ouviu acerca de problemas estruturais no prédio da delegacia bem como sobre dificuldades dos servidores em suas atividades laborais cotidianas.


Foi constatado pelo SINPEFGO, o seguinte:


• Estrutura física da delegacia com condições insatisfatórias para dar suporte para um bom serviço à população e de trabalho aos servidores, como p. ex., ausência de rampa de acesso a cadeirantes; móveis em péssimo estado de conservação; ausência de local adequado para a conservação dos arquivos; paredes com infiltração e, conforme relato dos servidores a delegacia foi reformada há cerca de 06 (seis) meses, reformas que não foram suficientes e adequadas, conforme observado na oportunidade.


• Quanto às condições de trabalho dos plantonistas daquela delegacia, em que pese o baixo efetivo da DPF/ANS/GO, a Portaria nº 1252/2010 – DG/DPF, em seu texto, sempre faz alusão a “plantonistas” ou “equipe de plantão”, sendo que na delegacia em epígrafe concorrem à escala de plantão somente 01(um) policial plantonista por dia.


• Não há local adequado para o repouso e alimentação do plantonista, sendo o plantonista obrigado a descansar (art. 10 da portaria nº 1252/2010) em um colchão velho e com indícios de insalubridade em meio aos móveis de uma sala.


• Sobrecarga de trabalho dos EPFs. A delegacia de Anápolis conta atualmente com apenas 02 (dois) EPFs em exercício para o trabalho cartorário, sendo que 06 (seis) se aposentaram nos últimos dois anos e o efetivo não foi reposto. Agrava-se à questão o fato da delegacia contar com 6 (seis) delegados lotados, o que agrava substancialmente o problema, gerando não só a impossibilidade do adequado procedimento do trabalho cartorário, como,
consequentemente, o eficaz trabalho de polícia judiciária.


• À situação alarmante relativa aos EPFs de Anápolis, soma-se o fato da escala de sobreaviso constar com somente com os 2 (dois) EPFs em exercício no cartório. Além dos trabalhos rotineiros de polícia judiciária, os EPFs têm que se atentarem para as ocorrências de plantão, o quê, mais uma vez é necessário apontar, impede um positivo resultado dos trabalhos de polícia judiciária, salientando que o excesso e a sobrecarga levam muitos servidores ao stress a doenças laborais. Necessário se faz, urgente, o recrutamento para remoção de EPFs para a delegacia de Anápolis.


• O sobreaviso foi outro problema informado ao SINPEFGO. Servidores chegam a ser escalados por 20 (vinte) dias ao mês, e, tendo em vista, o escasso efetivo de policiais naquela delegacia, as folgas decorrentes de ocorrências no sobreaviso ficam prejudicadas.


• O baixo efetivo na delegacia de Anápolis é flagrante. Com exceção do efetivo de delegados (seis), as outras categorias, como já exemplificado com a questão dos EPFs, estão extremamente prejudicadas. Aproximadamente 08 (oito) APFs estão lotados em Anápolis, sendo que obrigatoriamente 4 (quatro) concorrem à escala do plantão permanente, restando número insuficiente para o procedimento de diligências relativas a inquéritos policias, polícia administrativa, operações policiais, etc., considerando que estão previstas 07 (sete) aposentadorias de policias neste ano de 2015.


Diante das informações relatadas e/ou constatadas pelo SINPEFGO a este SINPEFGO, será encaminhado ofício ao Sr. Superintendente Regional, com solicitação das providências necessárias para o bom andamento do serviço policial na delegacia de Anápolis, visando a prestação adequada dos serviços públicos à população daquele município de região, bem como preservar a integridade física e psíquica dos servidores ali lotados.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ