Policial Federal ensina no Espírito Santo como combater crime de licitações

Data: 16/03/15

"O objetivo é que os auditores possam perceber que há diversas formas de abordagem disponíveis para maximizar os resultados de seus trabalhos”, disse o policial federal

São nas licitações que os crimes administrativos são passíveis de acontecer. Mas, de olho aberto para o problema, o governo do Estado, através da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), promoveu nesta sexta-feira (13) a palestra com o tema “Crimes da Lei de Licitações e Técnicas de Investigação”. O palestrante foi o policial federal Rafael Pacheco, que já esteve no Espírito Santo entre os anos de 2001 e 2003 no combate às organizações criminosas.

Realizado na sede da Secretaria Estadual de Gestão de Recursos Humanos (Seger), o evento reuniu auditores do Estado.

O objetivo da palestra foi reforçar o controle interno e o combate à corrupção. Para os gestores do Secont, é importante que os auditores tenham a percepção de que tem formas de abordagem disponíveis para ampliar os resultados dos trabalhos.

“Eu busquei transmitir a esses servidores conhecimentos úteis ao desenvolvimento de suas ações cotidianas. O objetivo é que os auditores possam perceber que há diversas formas de abordagem disponíveis para maximizar os resultados de seus trabalhos”, explicou Pacheco.

Para o secretário de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, a presença do policial federal foi importante porque ele tem experiência em crimes complexos.

“Pacheco é um profissional com muita experiência na investigação de casos altamente complexos, inclusive envolvendo delitos contra a administração pública. É muito importante, desde logo, traçarmos um delineamento entre os crimes previstos na Lei de Licitações e os ilícitos previstos na Lei Anticorrupção Empresarial, pois, muitas vezes, uma única conduta pode trazer implicações nos dois diplomas legais. Discutir isso, desde logo, é fundamental”, explicou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner.

Atualmente, Rafael Pacheco está lotado na Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Vitória. O policial federal tem no currículo o mestrado em Políticas Públicas, o que o credenciou para falar sobre licitação.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ