Reforma Política na pauta do Senado

Data: 16/03/15

Reforma Política


Nesta semana o plenário do Senado deve continuar debatendo e votando os projetos de reforma política. A prioridade da semana deve ser o PLS 268/11, dos ex-senadores Francisco Dornelles e José Sarney, que institui o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais. A tirar pela votação do tema na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ocorrida em 2011, deve ser uma votação disputada.

Na comissão, o projeto teve empate em 9 votos contrários e 9 favoráveis, sendo decidido pelo então presidente, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que indicou sua aprovação. Apesar de não ser obrigatória sua passagem pelo Plenário, por ser terminativo na CCJ, houve três recursos nesse sentido, e agora o texto está pronto para análise de todos os senadores.

O projeto proíbe os partidos políticos e candidatos de receberem doações em dinheiro ou estimáveis em dinheiro oriundas de pessoas físicas e jurídicas. Os recursos para as campanhas sairiam de fundo administrado pela Justiça Eleitoral que, para isso, deverá receber em ano de campanha transferência orçamentária à base de R$ 7 por eleitor inscrito.

Dois projetos de lei (PLS 601/11 e 60/12) e duas PECs (PEC 58/13 e 73/11) que alteram as regras do sistema também estão em pauta. O PLS 601/11 exige a divulgação das receitas e despesas das campanhas eleitorais e o PLS 60/12 restringe as doações para campanhas – sendo que esse último, na prática, depende do resultado da votação sobre financiamento público.

Já a PEC 58/13 estabelece novos critérios para criação de partidos políticos e pode ser votada em primeiro turno na terça-feira (17), por atingir a quinta sessão de discussão. A PEC 73/11, que exige a desincompatibilização do presidente, governador e prefeito que queiram se reeleger, deve avançar até a quinta-feira (19), quando também chega à última sessão de discussão do primeiro turno.

As pautas de quarta-feira (18) e quinta-feira (19), aliás, estão reservadas para discussões de PECs. Além da desincompatibilização, está na pauta a PEC 40/11, do ex-senador José Sarney, que restringe as coligações partidárias a eleições majoritárias (presidente, governador, senador e prefeito), vedando a associação de partidos para as disputas de deputados federais e estaduais e vereadores.

TST


Também na pauta do Plenário a PEC 32/10, que deixa expressa na Constituição a competência do TST para impor aos órgãos judiciários a ele subordinados a autoridade de suas decisões.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ