PF perde 20% do efetivo com licenças; sindicato denuncia colapso e pede reforma

Data: 17/03/15

A Polícia Federal de Dourados está com 20% do efetivo comprometido com licenças psicológicas, o que, dentre outros impasses, vem travando os inquéritos policiais e causando baixa nos rendimentos. Recente pesquisa mostrou que a produtividade da PF em solucionar crimes caiu 48% em Mato Grosso do Sul. A baixa é justificada pela desmotivação e pelo modelo de estrutura que a categoria considera ultrapassado.

De acordo com o representante do Sindicato dos Policiais Federais de MS, o agente federal Marcos Peixoto, os afastamentos são consequência da situação caótica da Segurança Pública, que inclui a desvalorização e frustração dos policiais. O resultado disso, é uma onda de profissionais adoecendo.

Segundo ele, um dos principais entraves dos policiais que atuam em Dourados é a falta do pagamento do adicional de fronteira que é um benefício para servidores que atuam na divisa com outros países, ou seja, linhas por onde passam contrabando, tráfico de drogas, armas, descaminho. Eles receberiam R$ 91 a mais por dia para atuar nestas regiões.

O problema é que a Lei 12.855/2013, apesar de aprovada, completa um ano e seis meses de espera, já que ainda não foi regulamentada. Esse seria um dos motivos pelos quais policiais que atuam na fronteira já não querem mais ficar. Atrelado a outros fatores, como a falta de estrutura, o problema ganha força e gera impunidade.

“O agente atua frustado porque não consegue remoção para as cidades de origem, muitas vezes fica afastado da família e, apesar de tudo isso, ainda não recebe o que é seu por direito por atuar na fronteira e estar mais vulnerável a crimes”, destaca Peixoto. A consequência é desastrosa. Segundo dados do Sindicato, houve queda de 36% de prisões por tráfico de drogas. O comparativo aponta 759 indiciados em 2011 e 489 em 2013. Em relação a todos os crimes, o índice de MS caiu mais do que o nacional. Foram 48% de queda na resolução dos crimes em MS contra 40% no País.


Modelo defasado

Para ele, o atual modelo de segurança pública está entrando em colapso e precisa de uma reforma emergencial, a exemplo do que ocorreu na Saúde e da Educação brasileira.

“O sistema é o mesmo utilizado na época do Brasil império, desde 1831 e nunca mudou. Está defasado e por causa disso é que enquanto países como o Chile, por exemplo, resolvem 98% dos crimes de homicídio, o Brasil só consegue desvendar 5%. Aqui morrem, por ano, 56 mil pessoas, mais do que os três anos de guerra no Afeganistão”, compara.

Ele defende três pontos para tornar a polícia mais eficiente e faz uma avaliação ampla do sistema. O primeiro deles é mudar o modelo adotado hoje pelas polícias, fazendo com que estas atuem num ciclo completo desde a chegada ao local do crime, passando pelas investigações e conclusão do inquérito. O segundo ponto é a implantação da carreira única, cujos cargos serão preenchidos a partir de concursos públicos.

“Neste modelo, cada policial progredirá na carreira de acordo com seus conhecimentos, potencialidades e interesses, bem como de acordo com a conveniência e oportunidade da Administração”, destaca.

O terceiro ponto é a humanização das polícias. A eliminação do caráter militar das polícias é defendida por especialistas como forma de tornar as corporações mais próximas da sociedade e dar a estas uma formação mais voltada para a proteção da cidadania.

A proposta, que tramita no Congresso em ao menos três projetos de emenda constitucional, estabelece a redução de hierarquias e a interligação de carreiras. “Enquanto não se resolver estas pendências, o investimento de grande relevância em equipamentos, efetivo e estrutura se torna ineficaz porque o modelo é ultrapassado e e ineficiente”, destaca.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ