Sindicato denuncia falta de infraestrutura na PF

Data: 17/03/15

Falta de estrutura, gestão deficitária dos recursos humanos e dificuldades criadas a partir de cortes orçamentários: esse é o quadro constatado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais do Departamento de Polícia Federal no Estado de São Paulo durante visitas às dezoito unidades regionais do órgão.

A maioria delas enfrenta problemas que reclamam soluções urgentes, conforme o presidente da entidade, Alexandre Santana Sally, que esteve ontem em Sorocaba onde conversou com agentes. Para se ter ideia do quadro, o dirigente informou que os repasses às delegacias, em alguns casos, caiu para cerca de R$ 400 por mês.

"Se considerarmos que trabalhamos com Blazers, e que esse veículo consome combustível, teremos que essa verba dá, se tanto, para cobrir o gasto semanal. O resultado é que temos viaturas paradas e um prejuízo à sociedade dos maiores". Comparativamente a outras regiões, a de Sorocaba, que é integrada por 57 municípios, tem menos demandas.
Mesmo assim, enfrenta transtornos como o quadro reduzido de profissionais para atender ocorrências, principalmente aquelas relacionadas ao tráfico de entorpecentes. "Essa localidade é cortada por duas rodovias que servem de rota e isso tem sido observado nas apreensões de entorpecente que ocorrem", disse o dirigente.

Sally acredita que o total de entorpecente apreendido poderia ser ainda maior, se a unidade local tivesse o efetivo reforçado. "Dispomos de 20 agentes para cobrir uma área territorial vasta, o que é pouco". No momento, a regional Sorocaba da PF aguarda a conclusão de um levantamento sobre a situação dos estrangeiros que vivem na cidade.

Desde que o governo concedeu anistia, permitindo que a situação de migrantes vindos de países da América do Sul, como Bolívia, e da África, caso da Nigéria, seja regularizada, a população aumentou consideravelmente. "Estamos esperando o término do estudo para podermos encaminhar algumas ações", disse Danilo Ballas.

Na cidade, além de conversar com a categoria, o presidente do Sindicato dos Servidores Civis Federais da Polícia Federal se reuniu no final da tarde com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). O encontro aconteceu no gabinete do sexto andar do Paço e teve, conforme divulgado, caráter protocolar.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ