Saiba como o custo da violência é um entrave para o desenvolvimento do país

Data: 26/03/15

Estudo mostra que custo da violência no Brasil chegou a 5,4% do PIB no último anuário divulgado ano passado

Estudo mostra que custo da violência no Brasil chegou a 5,4% do PIB em 2013, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Divulgado ano passado, os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que os gastos com a violência chegaram a R$ 258 bilhões.

Sobre o assunto, o Revista Brasil desta quinta-feira (26) entrevistou o sociólogo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e vice-presidente do conselho de administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.


De acordo com o sociólogo, o alto custo da violência no Brasil vem da falência da capacidade do país de prevenir crimes. “Isso tem, não só um custo social, em relação a dignidade da vida, mas também tem um custo econômico”, afirmou Renato Sérgio de Lima.

Além das despesas com policiamento, cerca de R$ 192 bilhões são gastos com os custos sociais de violência, como internações das vítimas, seguros e segurança privada, afirmou o professor da FGV.


“Os remédios que estão sendo indicados para esse problema, são remédios que já são comprovadamente ineficazes, perderam seu efeito”, disse Renato Lima, que citou como exemplo o debate sobre a redução da maioridade penal. “É um remédio que a gente já sabe que não funciona”, complementou.


Como solução o sociólogo ressalta importância da prevenção, que, segundo ele “nasce a partir da integração de esforços, da articulação de vários órgãos da administração pública, de uma aproximação da polícia da comunidade”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ