Comissão de Constituição e Justiça

Data: 01/04/15

Debate da redução da idade penal continua na segunda-feira (30)


A CCJ realiza sessão extraordinária na segunda-feira (31) para continuar o debate da PEC 171/93 (e 38 apensada), que determina a redução da idade penal de 18 para 16 anos no País. O presidente da comissão, Arthur Lira (PP-AL), decidiu colocar a proposta como item único de todas as sessões extraordinárias até que o colegiado delibere sobre a admissibilidade do texto. Lira afirmou também que respeitará todas as tentativas de obstrução de votação da matéria. A audiência ocorre no plenário 1, às 14h30.

Na última semana, a audiência pública que discutiu a admissibilidade da proposta foi acirrada. Houve bate-boca entre manifestantes contrários à PEC e o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), e dois deputados, Alessando Molon (PT-RJ) e Laerte Bessa (PR-DF), também discutiram. Diante da situação, o presidente da CCJ resolveu encerrar a audiência. Em razão do clima tumultuado, apenas dois convidados tiveram tempo de expor suas ideias – o professor constitucionalista André Ramos Tavares e o professor Fabrício Juliano Mendes Ribeiro.

Caso a PEC seja admitida, uma comissão especial será criada para analisar seu mérito.




Código Penal


O PL 343/11, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que acrescenta dispositivos à Lei 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) e ao Decreto-Lei 3.689/1941 (Código de Processo Penal), relativos ao livramento condicional, a fim de suspender automaticamente o livramento condicional do liberado, preso em flagrante delito por crime doloso, é o item 20 da pauta.

O parecer do relator, Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), foi pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação do projeto, com substitutivo.

Furto de arma


O PL 3.708/12, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a redação do art. 155 do Decreto-lei 2.848/1940 (Código Penal), para definir o furto de arma de fogo como furto qualificado, é o item 23 da pauta. No último dia 17, foi proferido o parecer do deputado Alessandro Molon (PT-RJ) pela constitucionalidade, juridicidade, boa técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação do projeto, com substitutivo.

Mulheres


Em análise o PL 3.408/12, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que aumenta para 30% o percentual de policiais militares femininos na Polícia Militar do Distrito Federal, alterando a Lei 9.713, de 1998. O parecer do deputado Espiridião Amin (PP-SC), relator, foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto e do substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ