PF homenageia policiais mortos em ação

Data: 01/04/15

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira, dia 30, a inclusão de dois policiais na sua Galeria de Heróis. Jorge Washington Cavalcanti de Albuquerque e Adécimo Joel Branco foram homenageados em uma solenidade que contou com a presença de seus familiares, da direção da Polícia Federal e convidados.

Além do descerramento das fotos dos agentes na Galeria, que está localizada na Academia Nacional de Polícia, colegas de Washington e Adécimo discursaram lembrando a importância do trabalho dos policiais no combate ao tráfico de drogas e a dedicação de ambos no cotidiano das unidades.
Em sua fala de homenagem aos novos heróis, o Diretor-Geral da PF, delegado Leandro Daiello Coimbra ressaltou que a atividade policial é exercida por homens e mulheres dispostos a servir. Ele também destacou a dedicação dos homenageados e afirmou que eles são a base da instituição. “Estes nossos heróis são referência e base para o trabalho desenvolvido pela Polícia Federal”, disse o Diretor-Geral.

Relato dos fatos

O Agente de Polícia Federal Jorge Washington Cavalcanti de Albuquerque, que era lotado na DRE da Superintendência Regional de Pernambuco, faleceu em 05 de janeiro de 2011, durante uma diligência necessária à prisão de traficante. Segundo apurado, após a prisão da pessoa que transportava  droga, a equipe policial se dirigiu à BR 232 no Recife/PE juntamente com o preso, visando prender o traficante que receberia a droga. Todavia, ao chegar ao local, policiais civis que acompanhavam o mesmo alvo, sem dar chance de identificação, alvejaram o APF Washington, causando-lhe ferimentos que ocasionaram sua morte.

Já o Agente de Polícia Federal Adécimo Joel Branco, que era lotado na DRE do Rio Grande do Sul, tombou em ação no dia 11 de outubro de 2013 quando, no cumprimento do dever funcional, conduzia viatura descaracterizada na BR 316 em Montenegro/RS em perseguição a veículo que transportava drogas. Segundo o apurado, o veículo que transportava drogas furou barreira policial e empreendeu fuga, colocando em risco a vida dos policiais e terceiros, quando o APF Adécimo, com extrema coragem, em ato de bravura, tentou ultrapassar o veículo visando pará-lo, tendo o veículo em fuga colidido com a viatura policial, ocasionando o capotamento, causando ferimentos que levaram à sua morte.

A Galeria de Heróis

Em 21 de abril de 2000, foi expedida a Instrução Normativa nº 02 com a finalidade de instituir e regulamentar a Galeria de Heróis da Polícia Federal, como homenagem póstuma aos policiais federais que faleceram em confronto direto, no cumprimento do dever e tiveram conduta ilibada e moral inatacável.

A perpetuação da memória do homem de polícia que teve a vida ceifada em plena ação contra o crime é fundamental para demonstrar a importância deste profissional que pautou sua carreira pelos mais valorosos preceitos éticos e morais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ