PF inclui Petrobras e partido PP em investigação sobre fraude fiscal

Data: 01/04/15

 

A lista de empresas com processos no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) investigados sob suspeita de terem sido manipulados inclui estatais, grandes companhias de diferentes setores e até partido político.

Os investigadores apuram indícios de irregularidades em 74 processos (veja quadro abaixo). Entre eles, estão os da Petrobras, da operadora TIM, da Embraer e do Partido Progressista (PP).

A Petrobras disse que solicitou, nesta terça-feira (31), acesso ao conteúdo das investigações à Justiça, para avaliar as providências que poderão ser adotadas.

A TIM negou irregularidades em suas relações com qualquer órgão público, e se colocou à disposição para colaborar com as investigações.

Embraer e PP não comentaram o caso.


O esquema é alvo da Operação Zelotes, da PF (Polícia Federal). Deflagrada na semana passada, ela investiga uma rede de pagamento de propina a conselheiros do Carf, tribunal de recurso para contribuintes quando não há mais espaço para discutir multas aplicadas com a Receita Federal.

Segundo a PF, há indícios de que empresas subornaram integrantes do conselho para terem suas multas reduzidas ou mesmo anuladas.

Em 12 processos, a PF já identificou "elementos consideráveis de irregularidades", como a Folha revelou nesta terça (31).
Outras foram procuradas por facilitadores que intermediavam o suborno a conselheiros do órgão, mas ainda não há contra elas elementos que comprovem o pagamento da propina.

De acordo com a PF, foram identificados até o momento prejuízos de aproximadamente R$ 6 bilhões ao erário. O montante equivale a três vezes o valor desviado no esquema da Petrobras descoberto na Operação Lava Jato e divulgado pelo Ministério Público Federal em janeiro (R$ 2,1 bilhões).

A Folha apurou que, para investigadores, os casos em que há mais elementos de irregularidades até o momento são os dos grupos RBS e Gerdau.

O Ministério Público Federal, no entanto, não confirma quais empresas estão citadas no inquérito e nega que RBS e Gerdau sejam as principais investigadas.


SESSÕES SUSPENSAS

O Carf suspendeu, nesta terça, todas as sessões previstas para este ano, sem prazo para a retomada.

O ministro Joaquim Levy (Fazenda) defendeu mudanças no colegiado. Ele sugeriu um sorteio monitorado de quem vai analisar os processos, um processo de veto mais rigoroso e a aceleração da organização dos processos, separados por temas.

Todas as companhias que responderam aos questionamentos da Folha sobre o assunto negaram envolvimento com o esquema –veja todas as respostas abaixo da tabela.

A Folha apurou que, para investigadores, os casos em que há mais elementos de irregularidades até o momento são os dos grupos RBS e Gerdau.

O Ministério Público Federal, no entanto, não confirma quais empresas estão citadas no inquérito e nega que RBS e Gerdau sejam as principais investigadas.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ